quarta-feira, 23 de janeiro de 2013




Lição 04 - Lições Bíblicas - CPAD - 1º trimestre 2013

por Jose Gonçalves



Pré-aula_Lição 4: Elias e os Profetas de Baal

por: Ev. Dr. Caramuru


LIÇÃO 4 - ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL - PROFº FABIO SEGANTIN



Aula ministrada Pelo Ev. Natalino das Neves - Projeto IEADSJP_EBDTV. Hum Projeto da IEADSJP - Igreja Evangélica Assembléia de ...



Elias e os Profetas de Baal - Sulamita Macêdo

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes. Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver. Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos. Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
- Apresentem o título da lição “Elias e os profetas de Baal”.

- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando sempre a participação dos alunos.
- Depois, utilizem a dinâmica“Prova de Fogo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Professoras e professores, não improvisem, organizem-se e planejem a aula da EBD. Leiam o texto abaixo:

Planejamento de Aula
Fazer planejamento da aula não deve ser entendido como mera formalidade, mas como um instrumento de trabalho que vai  proporcionar uma melhor orientação e execução da aula.
Ao preparar a aula, lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará…” Jo 14. 26.
O Planejamento de Aula é composto por 5(cinco) partes:
1 - Objetivos: Representam aquilo que você deseja que seus alunos alcancem com a ministração do tema.             A Lição Bíblica já contém os objetivos formados. Leia-os, observando de forma criteriosa a intenção contida neles. Você pode elaborar outros objetivos de acordo com a necessidade de sua turma; tenha cuidado quanto à concretização de cada um deles durante a aula, para isso, utilize bem o tempo disponível.
2 - Conteúdo: É o assunto da lição.
A Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes, observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo que é mais relevante.
3 - Metodologia: Refere-se à maneira como você vai compartilhar o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que você utilize a aula expositiva dialogada, associada a outros recursos de ensino que possibilitem a participação dos alunos e melhor aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos: trabalho em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de caso etc. Faça aplicação do assunto estudado com a vida social e espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da realidade, mais o aluno aprende.
4 - Recurso Didáticos: São instrumentos que facilitam o processo de ensino e  a aprendizagem.
São vários os recursos didáticos. Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes, documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor e outros que, mesmo não sendo tecnológicos, servem para potencializar a aprendizagem.
É interessante que o professor saiba utilizar estes recursos. Se houver dificuldade, peça ajuda. O recurso serve para auxiliar e deve ser entendido como meio motivador da aprendizagem. Caso você considere que o recurso lhe atrapalha, é porque você não está sabendo ainda como usá-lo. Mas, não desista, procure aprender e buscar auxílio.
5 - Avaliação:            
Geralmente, quando se fala em avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também tem sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da avaliação na EBD?  Mas, vejamos o que o professor pode realizar:
  • Durante a aula, o professor deve observar a expressão facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo o assunto.
  • Também deve utilizar-se de perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
  • Pode ainda fazer avaliação escrita ao término do trimestre, com pontuação e premiação a seu critério.
  • O professor deve também oportunizar espaço para o aluno realizar autoavaliação.
  • O professor pode também fazer autoavaliação ou pedir para que outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu desempenho durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de como seguir na execução da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula com mais segurança, pois não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo o conteúdo e os objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos adequados ao tema e ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.
Por Sulamita Macedo.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Aula ministrada pelo Pr. Ronaldo Bissi para EBD da Assembléia de Deus em Londrina.

Rede Brasil de Cominicaçao



A Longa Seca sobre Israel - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524
LIÇÃO 03 - A LONGA SECA SOBRE ISRAEL - 1º TRIMESTRE 2013
INTRODUÇÃO
A seca é um fenômeno climático e como tal é imprevisível a sua ocorrência. Todavia, no contexto do reinado de Acabe, ela ocorreu não somente como algo previsível, mas também anunciado. Não era um fenômeno simplesmente meteorológico, mas profético. Veremos como se deu esse fato e como ele revela a soberania de Deus não somente sobre a história, mas também sobre os fenômenos naturais e como eles podem atender aos seus propósitos. A vida do profeta Elias girou em torno do conflito entre a adoração do Senhor de Israel e a de Baal. Sua missão era levar os israelitas a reconhecerem sua apostasia e reconduzi-los à fidelidade ao Deus verdadeiro. A historicidade dessa longa seca é atestada no NT (Tg 5.17).
I - CONTEXTO POLÍTICO E RELIGIOSO DO TEMPO DE ELIAS
É em meio a uma crise social, moral e espiritual que Deus levanta o profeta Elias para combater o pecado, proclamar o juízo e chamar o povo ao arrependimento. Elias foi sem dúvida alguma, um dos maiores profetas que o Senhor Deus levantou em sua época. Sua vida constitui-se de um notável exemplo para nós, de como Deus opera na vida daqueles que se colocam em suas mãos. Vejamos qual era a situação de Israel nesta época:
1.1 Era um período de sucessão de reis ímpios. Nos dias de Elias, Israel estava sendo governado por reis maus e idólatras. A Bíblia diz que Onri “… fez o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele”(I Rs 16.25,26)Quando Onri morreu, em seu lugar reinou seu filho Acabe (I Rs 16.28), que teve a capacidade de fazer pior do que todos os reis que lhe antecederam. A Bíblia diz acerca de Acabe: “E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele…” (I Rs 16.30,31).
1.2 Era um período de idolatria. O rei Acabe destaca-se nas Escrituras como um rei idólatra, pois ele andou nos caminhos de Jeroboão (I Rs 16.31); serviu a Baal e o adorou (I Rs 16.31); conduzindo toda a nação à idolatria. Como se não bastasse, Acabe casouse com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; casamento este, jamais aprovado por Deus. Tudo isto fez Israel mergulhar no mais profundo paganismo, sem nenhuma pretensão de preservar o culto a Jeová, tornando-se uma nação idólatra, como as demais nações.
1.3 Era um período de crise. Quando Acabe, influenciado por sua esposa Jezabel, substituiu o culto à Jeová pela adoração à Baal (I Rs 16.31-33), Elias apareceu repentinamente perante o rei para anunciar a ausência de chuva e orvalho sobre a terra (I Rs 17.1). Como a chuva é um dos principais elementos de sustentação da natureza, a falta dela provocou seca, fome e miséria. As Escrituras dizem que “… a fome era extrema em Samaria” (I Rs 18.2). Isto fez com que Acabe se irasse ainda mais com Elias, pois achava que ele era o culpado daquela calamidade.
1.4 Era um período de inversão de valores. Em meio a crise e à miséria, o rei Acabe parece estar mais preocupado com os cavalos e as mulas do que com os súditos do seu reino; pois ele chama Obadias, e ambos saem à procura de água para “preservar a vida dos animais” (I Rs 18.5,6).
1.5 Era um período de idolatria e perseguição aos profetas. Jezabel, esposa do rei Acabe, ocupa o lugar de esposa mais ímpia da Bíblia. Além de controlar o seu esposo (I Rs 21.25), ela levou a nação de Israel a adorar seus deuses (I Rs 18.19,20). Como se não bastasse, intentou matar a todos os profetas do Senhor (I Rs 18.4). Foi nessa ocasião que Obadias, um homem temente a Deus e servo do rei Acabe (possivelmente um mordomo ou camareiro do palácio), conseguiu esconder cem profetas do Senhor e os sustentou com pão e água, pondo em risco a sua própria vida, pois, caso fosse descoberto, tanto ele como os cem profetas, seriam mortos à mando de Jezabel.
II - O QUE MOTIVOU DEUS ENVIAR A SECA EM ISRAEL
O Senhor nosso Deus tem diversas maneiras de disciplinar os seus filhos. No AT, uma delas era provocando longos períodos de seca sobre seu povo. As advertências sobre este método disciplinar podem ser lidas em alguns textos bíblicos (Dt 28.15,23-24; 2 Cr 7.13-14). Elias afirmava que tudo o que estava acontecendo em Israel era resultado do pecado do povo. A longa seca sobre o Reino do Norte agiu como um instrumento de juízo e disciplina. O culto a Baal financiado pelo Reino do Norte(Israel-Samaria) afastou o povo da adoração ao Senhor de Abraão, Isaque e Jacó. O profeta Elias estava consciente disso e quando confrontou os profetas de Baal, logo percebeu que o povo não mantinha mais fidelidade ao Deus de Israel (1 Rs 18.21). Vejamos o que motivou a grande seca:
  • Disciplina e correção para o povo desobediente. A idolatria havia dividido o coração do povo. Para corrigir um coração dividido somente um remédio amargo surtiria efeito (Lv 26.18-26; 1 Rs 18.37). Do mesmo modo como um pai castiga seu filho a quem ama, Deus castiga a Israel (Pv 3. 11-12; Hb 12.5-11);
  • Mostrar que só o Senhor Deus de Israel é verdadeiro. O culto ao Senhor foi substituído pela adoração a Baal e Aserá, principais divindades dos sidônios (1 Rs 16.30-33). A consequência desse ato foi uma total decadência moral e espiritual. Baal era o deus do trovão, do raio e da fertilidade, e supostamente possuía poder sobre os fenômenos naturais. A longa seca sobre o Reino do Norte criou as condições necessárias para que Elias desafiasse os profetas de Baal e provasse que o mesmo não passava de um deus falso (1 Rs 17.1,2; 2 Rs 18.1,2; 21.39);
  • Mostrar a impotência de Baal em sua “própria pátria”. Essa foi uma maneira de dizer que os deuses das nações pagãs são uma ilusão, que eles não têm poder e que, na verdade, nada podem fazer (Sl 115.1-8), pois o Deus de Israel, também reinava na pátria do pai de Jezabel.
III - OS EFEITOS E AS REAÇÕES FRENTE A SECA
A Escritura afirma que “a fome era extrema em Samaria” (1 Rs 18.2). A seca já havia provado que Baal era um deus impotente frente aos fenômenos naturais e a fome demonstrou à nação que somente o Senhor é a fonte de toda provisão. Sem Ele não haveria chuva e consequentemente não haveria alimentos (Dt 28.23-24). Podemos ver que até mesmo os cavalos da montaria real estavam sendo dizimados (1 Reis 18.5) e o desespero era geral. Vejamos:
  • Os efeitos - Seca, fome e miséria. Elias entra no cenário profético quando o reinado de Acabe e sua esposa Jezabel, experimentava relativa prosperidade (1 Rs 17.1; 1Reis 18.1-8). Não haveria chuva e consequentemente não haveria alimentos;
  • As reações - Endurecimento do coração. É interessante observarmos que o julgamento de Deus produziu efeitos diferentes sobre à casa real e o povo. Percebemos que à semelhança de Faraó (Êx 9.7), o rei Acabe e sua esposa, Jezabel, não responderam favoravelmente ao juízo divino (1 Rs 18.17-21). Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, no seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6.24).
IV - ATRIBUTOS DE DEUS NA PREDIÇÃO DA GRANDE SECA SOBRE ISRAEL
O Deus de Israel, é quem envia a chuva sobre justos e injustos (Mt 5.45); ele também poderia facilmente retê-la. Se prestarmos atenção aos detalhes dessa passagem (1 Rs 17), descobriremos que três dos principais atributos de Deus são revelados na narrativa da predição da grande seca sobre Israel. Analisemos:
  • O Deus Onipotente. A crença cananeia dizia que Baal era o deus que controlava a natureza, inclusive as estações e as plantações. Baal e Aserá eram deidades da natureza, suspeitos de controlar as chuvas e a fertilidade da terra. Ao anunciar uma estiagem no nome do Senhor, Elias demonstrou conclusivamente que Yahweh, e não Baal, é Supremo. O Senhor demonstrou total controle sobre os fenômenos naturais (1 Rs 17.1; Mc 14.36);
  • O Deus Onisciente. A profecia de Elias demonstra essa visão sobre Deus, pois o profeta previu que por um espaço de três anos e meio não choveria sobre Israel (1 Rs 17.1; Tg 5.17). Como o profeta saberia que a chuva voltaria somente após três anos e meio? Deus o havia revelado porque somente Ele conhece o futuro. Vimos Deus Onisciente, quando demonstrou a sua capacidade para conhecer o futuro;
  • O Deus Onipresente. Deus pode estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Para a teologia cristã isso é confortador, pois jamais estaremos a sós. Deus mostrou a sua Onipresença durante esses fatos. “Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou” (1 Rs 17.1).
V - DEUS E A SUA PROVISÃO NA SECA
Enquanto a nação começava sentir os efeitos da seca, Elias recebia as bênçãos de água e alimentos que Deus havia prometido para a nação obediente (Lv 26.3-5). Aprendemos que Deus é um Deus provedor. Durante o longo período de estiagem de três anos e meio Reino do Norte (Tg 5.17), observamos o cuidado pessoal do Senhor com o profeta. Há sempre uma provisão de Deus para aquele que o serve obedientemente em tempos de crise. Embora houvesse uma escassez generalizada em Israel, Deus cuidou de Elias de uma forma especial que nada lhe faltou. Reflitamos no cuidado do Senhor para com seu servo:
  • Primeiramente Deus o afasta do local onde o julgamento seria executado:“Retira-te daqui” (1 Rs 17.3);
  • Em segundo lugar, o Senhor o orienta a se esconder: “Esconde-te junto a torrente de Querite” (1 Rs 17.3);
  • Em terceiro lugar, Elias deveria ser suprido com aquilo que o Senhor providenciasse: “Os corvos lhe traziam pão e carne” (1 Rs 17.6).
  • Em quarto lugar, Deus não abandonou seu servo, antes, forneceu o necessário, da mesma forma como fez com israel no deserto na época de Moisés (Êx 17; Nm 11.20).
CONCLUSÃO
Observamos que a longa seca sobre o Reino do Norte agiu como um instrumento de juízo e disciplina. Embora o coração do rei não tenha dado uma resposta favorável ao chamamento divino, os propósitos do Senhor foram alcançados. A fome revelou como é vão adorar os deuses falsos e ao mesmo tempo demonstrou que o Senhor é Soberano! Ele age como quer e quando quer. Fica, pois a lição que até mesmo em uma escassez violenta a graça de Deus se revela de forma maravilhosa.
DILLARD, Raymond B. Fé em face da apostasia: o evangelho segundo Elias e Eliseu. CULTURA CRISTÃ.
GONÇALVES, José. Porção dobrada: uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu.
CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

vídeo-aula lição 3 a longa seca sobre israel



Dr. Ev. dr afonso Caramuru

Ev Luiz Henrique-lição 3- alonga seca sobre israel


Publicado em 17 de Janeiro de 2013 as 08:16:21 PM Comente
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, A LONGA SECA SOBRE ISRAEL
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com “V” as respostas verdadeiras e com “F” as falsas
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
“E se o meu povo, que se ________________________________ pelo meu nome, se ____________________________, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu _________________________ dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”  (2 Cr 7.14).
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
A longa ______________________________ sobre Israel teve como objetivos ______________________________ e demonstrar a ___________________________________ divina sobre os homens.
I. O PORQUÊ DA SECA 
3- Quais os dois motivos pelos quais houve essa seca em Israel, na época do rei Acabe?
(    ) Para Disciplinar a nação.
(    ) Para revelar a divindade verdadeira.
(    ) Para revelar Elias como profeta de DEUS.
4- “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é DEUS, segui-o; e, se Baal, segui-o” (1 Rs 18.21). Por que o profeta Elias confrontou os profetas de Baal?
(    ) O culto a Baal financiado pelo estado nortista afastou o povo da adoração verdadeira.
(    ) Porque o povo tinha destruído o templo em Jerusalém e não existia mais local de culto a DEUS em todo o Israel.
(    ) O povo não mantinha mais fidelidade ao DEUS de Israel.
(    ) A idolatria havia dividido o coração do povo.
(    ) Para corrigir um coração dividido somente um remédio amargo surtiria efeito.
(    ) A palavra hebraica as’iph, traduzida como pensamentos, mantém o sentido de ambivalência ou opinião dividida.
5- DEUS não precisa provar nada para ser DEUS, mas os homens costumam responder favoravelmente quando suas razões são convencidas pelas evidências. Qual era a situação em Israel e o que fez DEUS (através do profeta Elias) para mostrar que só ELE era DEUS?
(    ) Jezabel veio para Israel acompanhada de seu pai e mãe que adoravam a Baal e Aserá. Eles logo trataram de difundir sua fé.
(    ) Quando Jezabel veio para Israel não veio sozinha.
(    ) Jezabel trouxe consigo a sua religião e uma vontade obstinada de fazer de seus deuses o principal objeto de adoração entre os hebreus.
(    ) De fato observamos que o culto ao Senhor foi substituído pela adoração a Baal e Aserá, principais divindades dos sidônios.
(    ) A consequência desse ato foi uma total decadência moral e espiritual.
(    ) Baal era o deus do trovão, do raio e da fertilidade, e supostamente possuía poder sobre os fenômenos naturais.
(    ) A longa seca sobre o reino do Norte criou as condições necessárias para que Elias desafiasse os profetas de Baal e provasse que tal divindade não passava de um deus falso.
II. OS EFEITOS DA SECA 
6- Quais os principais resultados da seca em Israel?
(    ) Escassez.
(    ) Aprofundamento geral na fé em DEUS.
(    ) Fome.
(    ) Endurecimento de alguns.
(    ) Arrependimento de muitos.
7- A verdade é que o pecado sempre traz consequências amargas! Qual era a situação em Israel e o que a seca estava provando ao povo?
(    ) A Escritura afirma que “a fome era extrema em Samaria”.
(    ) O texto de 1 Reis 18.5 revela que dos animais restantes, só os cavalos da montaria real não estavam sendo abatidos.
(    ) O texto de 1 Reis 18.5 revela que até mesmo os cavalos da montaria real estavam sendo abatidos.
(    ) O desespero era geral.
(    ) O texto hebraico de 1 Reis 18.2 diz que a estiagem foi violenta e severa.
(    ) A seca já havia provado que Baal era um deus impotente frente aos fenômenos naturais e a fome demonstrou à nação que somente o Senhor é a fonte de toda provisão.
(    ) Sem Ele não haveria chuva e consequentemente não haveria alimentos.
8- É interessante observarmos que o julgamento de DEUS produziu efeitos diferentes sobre a casa real e o povo. O Novo Testamento alerta: “[…] se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.7,8). O que aconteceu ali?
(    ) Percebemos que só o rei Acabe se arrependeu e se converteu, mas a sua esposa, Jezabel, não respondeu favoravelmente ao juízo divino.
(    ) Percebemos que à semelhança de Faraó, o rei Acabe e sua esposa, Jezabel, não responderam favoravelmente ao juízo divino.
(    ) Acabe durante a estiagem confrontou-se com o profeta Elias e o acusou de ser o perturbador de Israel.
(    ) O povo que não havia dado nenhuma resposta ao profeta Elias quando questionado, respondeu favoravelmente ante a ação soberana do Senhor: “O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o Senhor é DEUS! Só o Senhor é DEUS!”.
III. A PROVISÃO DIVINA NA SECA 
9- Há sempre uma provisão de DEUS para aquele que o serve em tempos de crise. Como DEUS cuidou de Elias durante a seca?
(    ) DEUS arumou comida e água para Elias em Samaria.
(    ) Embora houvesse uma escassez generalizada em Israel, DEUS cuidou de Elias de uma forma especial que nada veio lhe faltar.
(    ) A forma como o Senhor conduz o seu servo é de grande relevância.
(    ) Primeiramente, Ele o afasta do local onde o julgamento seria executado: “Vai-te daqui”.
(    ) DEUS julga e não quer que o seu servo experimente as consequências amargas desse juízo!
(    ) Em segundo lugar, o Senhor o orienta a se esconder: “Esconde-te junto ao ribeiro de Querite”.
(    ) DEUS não estava fazendo espetáculo; era uma ocasião de juízo.
(    ) Em terceiro lugar, Elias deveria ser suprido com aquilo que o Senhor providenciasse: “Os corvos lhe traziam pão e carne”.
(    ) Não era uma iguaria, mas era uma provisão divina!
10- Ficamos sabendo pelo relato bíblico que além de Elias, o profeta de Tisbe, o Senhor também trouxe a sua provisão para um grande número de pessoas. Como se deu isso?
(    ) Primeiramente encontramos o Senhor agindo através de Obadias, mordomo do rei Acabe, provendo livramento e suprimento para os seus servos: “Obadias tomou cinquenta profetas, e de vinte em vinte os escondeu, numa cova, e os sustentou com pão e vinho”.
(    ) Primeiramente encontramos o Senhor agindo através de Obadias, mordomo do rei Acabe, provendo livramento e suprimento para os seus servos: “Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu, numa cova, e os sustentou com pão e água”.
(    ) Em segundo lugar, o próprio Senhor falou a Elias que Ele ainda contava com sete mil pessoas que não haviam dobrado os seus joelhos diante de Baal: “Eu fiz ficar em Israel sete mil”.
(    ) DEUS cuida de seus servos e sempre lhes provê o pão diário.
IV. AS LIÇÕES DEIXADAS PELA SECA 
11- Sobre quais fatos devemos atentar sobre a ação do DEUS de Elias, conforme registrado nos versículos do capítulo 17 do primeiro livro dos Reis?
(    ) Antes de mais nada, a sua onipotência. Ele demonstra controle sobre os fenômenos sobrenaturais.
(    ) Antes de mais nada, a sua onipotência. Ele demonstra controle sobre os fenômenos naturais.
(    ) Em segundo lugar, DEUS mostra a sua onipresença. Elias, ao se referir ao Senhor, reconheceu-o como um DEUS sempre presente: “Vive o Senhor, DEUS de Israel, perante cuja face estou”.
(    ) Em terceiro lugar, Ele é onisciente, pois sabe todas as coisas, quer passadas, quer presentes, ou futuras. O profeta disse que não haveria nem orvalho nem chuva, e não houve mesmo!
12- O pecado tem o seu custo. O profeta Elias encontra-se com Acabe durante o período da seca e lhe diz porque estava acontecendo a seca sobre Israel. Qual era o motivo dessa seca?
(    ) “Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins”.
(    )  Em outras palavras, Elias afirmava que tudo o que estava acontecendo em Israel era resultado do pecado do povo de Israel, salvo seus líderes.
(    )  Em outras palavras, Elias afirmava que tudo o que estava acontecendo em Israel era resultado do pecado.
(    ) O pecado pode ser atraente e até mesmo desejável, mas tem um custo muito alto. Não vale a pena!
CONCLUSÃO 
13- Complete:
A longa seca sobre o reino do ____________________________ agiu como um instrumento de juízo e disciplina. Embora o coração do rei não tenha dado uma resposta favorável ao chamamento divino, os __________________________ do Senhor foram alcançados. O povo ___________________________ para DEUS e o perigo de uma _________________________ total foi afastado. A fome revelou como é vão adorar os deuses falsos e ao mesmo tempo demonstrou que o Senhor é um DEUS ____________________________! Ele age como quer e quando quer. Fica, pois a lição que até mesmo em uma escassez violenta a _________________________ de DEUS revela-se de forma maravilhosa.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Questionário a lição 2 -Elias o tisbita


 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2, ELIAS, O TISBITA
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"E ele lhes disse: Qual era o ________________________________ do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de ____________________________________. Então, disse ele: É Elias, o_____________________________________ (2 Rs 1.7,8).  
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A vida de Elias é uma história de ______________________________ e coragem. Ela revela como DEUS soberanamente ______________________________pessoas simples para torná-las ________________________ espirituais.
 
3- Elias é um modelo de que para cada um de nós?
(    ) Elias é um modelo de autenticidade e autoridade espiritual a quem não devemos imitar.  
(    ) Elias é um modelo de autenticidade e autoridade humana e natural a quem devemos imitar.  
(    ) Elias é um modelo de autenticidade e autoridade espiritual a quem devemos imitar.  
 
I. A IDENTIDADE DE ELIAS 
4- Qual a terra e a gente de Elias?
(    ) O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com uma declaração sobre a sua terra e seu povo: "Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade".
(    ) O relato sobre a vida do profeta Elias termina com uma declaração sobre a sua terra e seu povo: "Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Samaria".
(    ) Elias era de Tisbe, um lugarejo situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão.
(    ) Esse lugar  é citado no contexto do profeta Elias.
(    ) Elias se tornou muito maior do que o meio no qual vivia.
 
5- Como erfé de Elias em DEUS?
(    ) O nome do profeta Elias já revela algo de sua identidade, pois significa Javé é o meu DEUS ou ainda Javé é DEUS.
(    ) Elias era um samaritano e como tal professava sua fé no DEUS verdadeiro que através da história de Israel havia se revelado ao seu povo.
(    ) Elias era um israelita e como tal professava sua fé no DEUS verdadeiro que através da história havia se revelado ao seu povo.
(    ) Quando desafiava os profetas de Baal, Elias orou: "Ó Senhor, DEUS de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és DEUS em Israel, e que eu sou teu servo".
(    ) DEUS era o Senhor dos patriarcas; da nação de Israel e Elias era um servo dEle!
(    ) DEUS era o Senhor de Abraão, um dos maiores personagens da história bíblica, mas Elias estava consciente de que Ele também era o seu DEUS!
(    ) Assim como Elias, o crente deve saber de forma precisa quem é seu DEUS para que dessa forma possa  ter uma fé viva e não vacilante. 
 
II. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS 
6- Como foram a vocação e chamada de Elias?
(    ) É a nossa vocação própria e decisão quem nos habilita para o ministério do Senhor.
(    ) A vocação e chamada de Elias foram divinas da mesma forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos.
(    ) Esse fato é logo percebido quando vemos o profeta Elias colocar DEUS como a fonte por trás de suas enunciações proféticas: "Vive o Senhor, DEUS de Israel, perante cuja face estou".
(    ) Em outra passagem bíblica Elias diz que suas ações obedeciam diretamente a uma determinação divina.
(    ) Somente um profeta chamado diretamente pelo Senhor poderia falar dessa forma.
(    ) É a nossa vocação e chamada quem nos habilita para a obra do Senhor.
 
7- Como era a natureza do ministério de Elias?
(    ) A natureza divina e, portanto, sobrenatural do ministério do profeta Elias é atestada pela inspiração e autoridade que o acompanhavam.
(    ) A história do profeta Elias é uma história de milagres. É uma história de intervenções divinas no reino do Norte.
(    ) A história do profeta Elias é uma história de poder. É uma história de intervenções divinas no reino de Judá.
(    ) Encontramos por toda parte nos livros de Reis as marcas da inspiração profética no ministério de Elias. Isso é facilmente confirmado pelo escritor bíblico quando se refere à morte de Jezabel.
(    ) Assim como Elias predisse, aconteceu! Elias possuía inspiração e autoridade espiritual.
(    ) De nada adianta possuir um ministério marcado pela popularidade e fama se ele é carente de autoridade e poder divino. 
 
III. ELIAS E A MONARQUIA
8- Como era a luta pela justiça no ministério profético?
(    ) Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis.
(    ) O livro de 1 Samuel mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma e ser tremendamente usado por DEUS em milagres.
(    ) O livro de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma.
(    ) Na verdade as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca do bem-estar espiritual, mas também social do povo de DEUS.
(    ) Quando um monarca como o rei Acabe se afastava de DEUS, as consequências poderiam logo ser percebidas na opressão do povo.
(    ) A morte de Nabote, por exemplo, revela esse fato de uma forma muito clara.
(    ) Acabe foi confrontado e denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!
 
9- Como eram os cultos dos falsos profetas aos falsos deuses de Israel, na época de Elias, quem influenciava o povo a esse tipo de culto?
(    ) Nos dias do profeta Elias as ações de Jeroboão, Acasias e Josafá sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam adorando a Baal.
(    ) Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias políticos como espirituais do povo.
(    ) Quando um rei não fazia o que era reto diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos.
(    ) A religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis hebreus.
(    ) Nos dias do profeta Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o verdadeiro culto.
(    ) Em um diálogo que teve com DEUS, Elias afirma que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao DEUS verdadeiro e em seu lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos.
 
10- O que cabia ao profeta de DEUS fazer para restaurar o verdadeiro culto a DEUS?
(    ) Como profeta de DEUS coube a Elias a missão de matar todos os inimigos de DEUS.
(    ) Como profeta de DEUS coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas.
(    ) Como profeta de DEUS coube a Elias a missão de construir o altar do Senhor que não existia mais.
 
IV. ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA 
11- O que relata a bíblia, no Antigo Testamento, sobre o ministério de Elias?
(    ) Os dois livros de Reis, os dois livros das Crônicas e o livro de Juízes trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias. 
(    ) Os dois livros de Reis e uma porção do livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias. 
(    ) O Antigo Testamento mostra que com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia.
(    ) Foi Elias quem abriu caminho para outros profetas que vieram depois.
(    ) Elias não possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também era escatológico.
(    ) Malaquias predisse o aparecimento de um profeta como Elias antes "do grande e terrível dia do Senhor".
 
12- Como é a pessoa e o ministério do profeta Elias citado no Novo Testamento?
(    ) Em o Novo Testamento encontramos vários textos associados à pessoa e ao ministério do profeta Elias.
(    ) JESUS identifica João, o batista, como aquele que viria no lugar de Elias.
(    ) JESUS identifica João, o batista, como aquele que viria no espírito e poder de Elias.
(    ) No monte da transfiguração, o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o Salvador acerca da sua "partida".
(    ) Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de Sarepta.
(    ) No judaísmo dos tempos de JESUS, Elias era uma figura bem popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que JESUS seria o Elias redivivo.
 
CONCLUSÃO 
13- Complete:
Os comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17-22 do livro de 1 Reis, que cobrem o período do reinado de ___________________________, mostram que o declínio religioso termina com arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a mensagem profética de ___________________________________visava primeiramente a produção de arrependimento e não a manifestação da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se arrepende e o Senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós revelada na história do profeta Elias: a____________________________________________ de DEUS é maior do que o pecado e suas consequências.  Fomos alcançados por essa graça!