quarta-feira, 24 de abril de 2013

É DOMINGO, O ANIVERSARIO DA EBD DE MUTIRÃO IV!!!
ESPERAMOS VOCÊ LÁ...




                                   NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR, SERÁ UMA BENÇÃO!



A paz do Senhor Amados,

Queridos temos estado em falta no Estudo por motivo de estar fazendo seminário a noite, confesso que minha vontade é de estar com vocês, sinto muito a falta de cada um. Nosso secretário Daniel também tem feito seminário e esse é o motivo de sua ausência também.
Amados fico triste em saber como anda o Estudo, por isso peço a ajuda e o empenho de cada um de vocês. Essa obra é de Deus, vamos fazê-la com zelo e amor, cooperem com os irmãos que forem dar o Estudo, deem suas opinioes, participem das aulas e orem por esta causa, pois essa obra tem uma recompensa.
Peço que prestem atenção nas datas de aniversário e que honrem a lista efaçam um aniversário bem bonito para a honra e gloria do Senhor Jesus, que merece todo nosso agradecimento.
Qualquer coisa podem me ligar: 84274078.
Não deixem de participar do Cabedalpe, levem suas caravanas, Deus falará com você.
Não deixem de interceder por mim e por minha família e para que Deus me dê mais oportunidades de estar com vocês, vocês estão sempre em minhas orações.

No amor,
Adjunto Eliel Barbosa.
A paz de Cristo a todos.
Sugestões para o Dia das Mães

POESIAS
MÃE – BÊNÇÃO DE DEUS
.....(Ivanilda Sousa dos Santos)

Foto“Mãe”: que nome lindo o teu!
És sempre a mais bela
E a mais querida de todas as mulheres.
Mãe, lá dentro do teu coração
Habita uma linda canção...
Foi Deus quem te ensinou!
E a ti ele, também, confiou
A bênção de ser mãe!
A tua alegria não é ter bem algum,
É ver sempre o filho feliz.
Mãe, não há mulher como tu:
Sempre dando o melhor de si ao filho,
Querendo apenas que ele seja feliz!

............................................................
ORAÇÃO DE UMA MÃE CRISTÃ
..............(Betty Woodroof Alley)

Pai, ajuda-me a fazer a tua vontade
E, como esposa cristã,
Amar, honrar e obedecer.
Dá-me paciência, orientação, força
Em tudo o que digo.
Que eu crie filhos queridos
Para honrar teus caminhos.
Ajuda-me a ensinar, conduzir e guiar
Essas crianças nascidas do amor,
Para que possam viver o tipo de vida
Que as leve para o céu.
Ajuda-me a interromper meu trabalho,
Em todos os dias atarefados,
Para ter tempo de agradecer-te, Senhor,
Para ter tempo de orar.


JOGRAIS
MÃE, A MULHER IMORTAL
........(6 participantes)
1-2-3
  A mulher se integrou completamente
5-6
  em todas as funções da vida moderna:
4
  é cientista, astronauta, e é docente.
Todos – Lidares tantos que ninguém reprova!
     
1
  Sendo estadista ou como tenente,
2
  ela passa em todas as provas!
3
  Em tudo se mostra eficiente,
Todos – e assim o seu valor comprova!
     
2-4
  Mas não é esse o seu troféu mais lindo,
5
  é no lar, sorrindo, ou entre lágrimas,
6
  que a mulher se mostra sem rival!
3
  Na prática do amor, com singeleza,
1-3-5
  ela, sem mal, alcança o destaque da nobreza:
Todos – Torna-se MÃE, a mulher imortal!
(Extraído)


AS MÃES SÃO FLORES
(4 participantes)
(Aderita Alves da Silva)

1
– As mães são flores maravilhosas,
2 – São lírios lindos e belas rosas,
3 – São dálias, cravos, açucenas,
4 – Jasmins, violetas amenas.
1 – Flores belas, simples ou perfumadas,
TODOS – As mães são flores sagradas!
2 – Merecem nosso carinho, a nossa admiração,
3 – O nosso amor mais sincero, a nossa dedicação.
4 – Por tudo o que elas sofrem,
1 – E pelo amor que elas têm,
2 – Bem merecem no seu dia
TODOS – Mil beijos e parabéns!
3 – As mães são símbolo de amor,
4 – De sacrifício e dores,
1 – Fazemos-lhes, portanto, justiça
3 – Dizendo: “As mães são flores!”
TODOS - Ó mães queridas, nós vos amamos,
E neste dia vos abraçamos.
Ao Deus bendito por vós rogamos
Que vos dê vida por muitos anos!
DRAMATIZAÇÃO
(Onely Mabel Carneiro e Lidice Feitosa)
PERSONAGENS – Dirigente, Narradora, Eva, Joquebede, Noemi, Isabel, Maria – as mulheres da Bíblia devem estar caracterizadas à moda antiga judaica e se apresentarão, uma a uma, a medida que a narradora disser o seu nome.
DIRIGENTE – Maio é o mês do lar! Durante os dias deste mês, nossa atenção está voltada para a família , para o lar onde vivemos em amor com os nossos queridos familiares. Para que um lar seja feliz é preciso que Cristo viva no coração de todos os seus componentes; é necessário que a Palavra de Deus seja lida e que seus ensinos preciosos sejam observados. Hoje, veremos algumas mães da Bíblia, ensinando-nos lições importantes para os nossos lares.
MÚSICA – Hino “Amor no Lar” – duas primeiras estrofes (nº 395 HNC) – pelos assistentes
NARRADORA – (em pé, com uma grande Bíblia na mão, abrindo-a em Gênesis 2 , fala)
EVA – a primeira mãe do mundo! – “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem , transformou-a numa mulher.”
EVA – Quando os meus olhos se abriram e pela primeira vez contemplei o mundo, senti o peso que sobre mim caía. A mim foi dada a responsabilidade de trazer vidas ao mundo. Pensei muitas vezes no que de mim seria dito pelas mães do futuro. Achariam elas que a educação dada a Caim foi defeituosa? Ou se lembrariam mais de Abel? Eduquei-os nos caminhos do Senhor. Infelizmente, Caim procedeu de maneira inversa, razão de seu erro e seu pecado. Alegro-me, no entanto, porque o Senhor se lembrou de mim e me deu a Sete em lugar de Abel. E recordo-me bem que, a partir daquele dia, o nome do Senhor começou a ser invocado. E, então, eu, a primeira mãe do mundo, orgulhei-me de ser MÃE!!!
NARRADORA – (abrindo a Bíblia no livro de Provérbios) – JOQUEBEDE - educou seu filho no caminho de Deus – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
JOQUEBEDE - Quando fui obrigada a lançar meu filho às águas, não compreendia, a princípio, porque tinha de fazê-lo. Afinal de contas, todas as mães têm o direito de acalentar seus filhos. Nós, do povo judeu, não tínhamos esse direito. Nossos filhos eram arrancados de nossos braços. Mas Deus tinha um propósito para meu filho Moisés. O Senhor esteve comigo e eu sempre estive com o Senhor. Ele providenciou para que eu educasse Moisés e eu o ensinei a viver em palácios, mas a não se deixar envolver pelos enganos da riqueza. Meu filho foi um grande líder, temente a Deus.
NARRADORA – (abrindo a Bíblia e Provérbios 31) – NOEMI – inspirou confiança e sinceridade – “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. A força e a dignidade são os seus vestidos. Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua.”
NOEMI – Quando Malom e Quiliom faleceram, minhas noras não se sentiram constrangidas a permanecerem comigo. A confiança e a sinceridade sempre reinaram entre nós. Órfã foi sempre mais calada, é verdade, mas temos que considerar que seu temperamento era assim. Órfã e Rute me amavam a sua maneira, é claro, mas me amavam. Consegui ser mãe para as minhas noras, e pude influenciar a escolha de um novo companheiro para Rute – Boaz, pai de Obede, avô de Jessé, que foi pai de Davi, ancestral de Jesus.
NARRADORA - (mesma atitude - Pv 14) – ISABEL – alegrou-se em ser mãe – “A mulher sábia edifica a sua casa., mas insensata com as próprias mãos a derruba.”
ISABEL - Meu coração era triste. Tinha um marido que me amava, mas não tínhamos filhos. Procurávamos viver sempre diante de Deus, Certo dia, fomos visitados pelo anjo do Senhor e a nós foi dada a graça de sermos pais da “Voz Que Clama“. Na comunhão que mantínhamos com o Senhor, soubemos da sua missão e o educamos para realizá-la. Do nosso filho foi dito: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”.
NARRADORA – (mesma atitude – Lc 1) – MARIA – compreendeu os planos de Deus para sua vida e para a vida de seu filho – ”Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.
MARIA – Senti sobre mim a grande responsabilidade de guardar em meu ventre o Filho de Deus. De ser mãe terrena de Jesus Cristo, aquele que veio para dar a salvação a todos quantos crêem.. Compreendi, desde cedo, a minha missão, e procurei a ajuda de Deus na execução desta grande tarefa. A oração foi minha principal arma para que saísse vitoriosa.
DIRIGENTE - Acabamos de assistir a um desfile de mães da Bíblia e isso nos alegra porque elas contaram suas experiências para as mães de hoje. A pureza do corpo, da mente e do espírito são importantes para a missão da mulher. As mães precisam depender de Deus: ter comunhão íntima com ele, reconhecer suas limitações, e ter a certeza de que Deus está ao seu lado, pronto para atendê-las em todos os momentos, no lar ou fora dele.
MÚSICA – Hino “Amor no Lar” –três últimas estrofes (nº 395 do HNC) – por todos os presentes.

A Família Sob Ataque - Rede Brasil de Comunicação


LIÇÃO 04 - A FAMÍLIA SOB ATAQUE - 2º TRIMESTRE 2013
(Ef 5.1-6)

INTRODUÇÃO
Sendo uma instituição criada por Deus, a família é alvo de ataques por parte do mundo e do Diabo. Por isso, é preciso entender de que forma ela pode se proteger contra estas afrontas. Estudaremos nesta lição quais os ataques que as famílias tem enfrentado e como o mundo materialista e hedonista tem ofendido a moral e a ética cristã.

I - DEFINIÇÃO DO TERMO “ATAQUE”
Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra ataque significa: “assalto, investida, agressão, ofensa, injúria, insulto”.
Aplicando ao contexto da lição, o ataque refere-se a todo o investimento de Satanás por meio da educação, do sistema político, da religião, da sociedade sem Deus e etc (II Co 10.4-5; Cl 2.8; Tg 3.15).

II - OS MEIOS DE AFRONTAS DE SATANÁS CONTRA AS FAMÍLIAS
O primeiro ataque ao casamento ocorreu no Éden. Ao longo dos tempos, o inimigo vem bombardeando continuamente à família de diversas maneiras. Essa sociedade sem Deus, materialista e hedonista tem atacado as famílias de várias formas.
Vejamos por onde a família é afrontada:
  • Através da infidelidade conjugal como algo normal. A vontade de Deus é que os cônjuges se amem mutuamente (Ef 5.25; Tt 2.4) fugindo da infidelidade (1 Co 6. 1 8).
  • Através da ausência de Deus no lar. Cada membro da família, deve tomar a decisão de servir ao Senhor, sem nunca descuidar-se do culto doméstico (Js 24.15);
  • Através da inversão de valores. Nesta sociedade corrompida e perversa (Fp 2.15) em que o mundo jaz no maligno (I Jo 5.19), não é de se estranhar que a humanidade viva uma inversão dos valores e dos padrões morais. Algumas famílias estão sendo destruídas por novelas iníquas, escritas e produzidas por pessoas distanciadas dos valores legitimamente cristãos, e pelas publicações que zombam da Palavra de Deus (Is 5.20).
III - A FAMÍLIA E OS CONSTANTES ATAQUES DE SATANÁS
Desde a sua origem que a família tem sido alvo de constantes ataques do reino das trevas. Quer seja através da inversão dos valores, da música ou dos meios de comunicação. O diabo tem investido fortemente contra a “célula mãe” da sociedade, A FAMÍLIA. Vejamos, então, alguns desses ataques:
  • Música profana. A música exerce uma influência muito grande na vida do ser humano. Ela é uma arma tão poderosa que pode até influenciar no comportamento das pessoas. Sabendo disso, Satanás tem se utilizado da música com letras profanas e indecorosas induzindo as pessoas a um comportamento errado (Fp 4.8; Cl 3.16).
  • Pornografias e perversões. É a representação, por quaisquer meios, de cenas ou objetos obscenos, destinados a serem apresentados a um público e também expor práticas sexuais diversas, com o intuito de despertar desejo sexual no observador, como por exemplo: revistas, filmes etc (Sl 101.3; I Co 6.12-19; Ef 5.3; Gl 5.19).
  • Na educação secular. O estado materialista e ateu sabe que é importante controlar as escolas. O Diabo sabe o quanto é imprescindível ter o controle do sistema educacional. Para tanto, procura promover educadores materialistas e ateus, dando-lhes, através da política, ou do sistema, diretores que não creem em Deus; professores que rejeitem a Bíblia, e escarneçam da fé cristã e dos bons usos e costumes (I Co 2.4; Tg 3.15).
  • Mídia e dos meios de comunicação. Não podemos negar a importância dos meios de comunicação para a sociedade moderna. No entanto, é notório que os meios de comunicação são mais utilizados à serviço do mal do que do bem.
  • Através destes, a família tem sido bombardeada por uma verdadeira onda de pornografia e pornofonia através de diversos estímulos à práticas pecaminosas e diabólicas que tem o “poder” de modificar a visão das coisas com sua programação estimulando a infidelidade, o homossexualismo, o divórcio, a violência etc, trazendo prejuízos irreparáveis para a família (Mt 26.41; Hb 12.14).
  • Internet. Quase tudo hoje é possível fazer através da internet: ler, vender, comprar, pesquisar etc. Quando bem utilizada, a internet pode até servir para o crescimento e edificação espiritual. No entanto, uma boa parte dos internautas encontram na internet a oportunidade de praticarem atos imorais, tais como: pedofilia, sexo virtual, acessar sites pornográficos etc (1 Co 6.18-20).
IV - A EDUCAÇÃO MATERIALISTA COMO UM DESAFIO PARA FAMÍLIA
A educação centralizada no materialismo e inspirada no liberalismo social em seus discursos acadêmicos demagógicos tem como propósito descartar completamente a pessoa de Deus do contexto educacional da sociedade. Como cristãos precisamos investir não só na educação secular de nossos filhos, mas também na educação cristã, que é essencial para vencermos o mundo. Eis alguns males causados pela educação materialista:
  • Nega a existência de um Deus único e verdadeiro (Sl 14:1);
  • Tenta incutir na mente das crianças, adolescentes e jovens, um modelo de vida e pensamento contrário ao que as Escrituras nos oferece (Fl 4:8; 1 Tm 4:12);
  • Vê o cristianismo como um mal à sociedade (Mt 11:28-30; Jo 14:1-6); (4) Procuram passar a ideia de que o mais importante é buscar conhecimento e capacitação sem precisar conhecer a Deus. Porém, esta “sabedoria” é diabólica e humana (1 Co 1:18-25; 2:2-16; Tg 3:13-18).
4.1 Quais os principais ensinamentos da educação materialista?
Nas salas de aula das escolas seculares, os alunos aprendem que Deus não existe; que o homem veio de um organismo celular, que surgiu por acaso, evoluiu, por acaso, e chegou a ser um ser humano, por acaso. É o materialismo endeusado nas escolas estatais. Vejamos quais ataques que os alunos enfrentam nestas instituições:
  • Antropocentrismo - O homem como centro de tudo, detentor e promotor de sua própria felicidade;
  • Ateísmo - doutrina que nega a existência de Deus;
  • Filosofias Orientais - Pensamentos positivos, liberação de energias positivas, yoga, meditação transcendental;
  • Valores Morais relativizados - Uma vez descartada a pessoa de Deus, Sua Palavra perde o sentido, e os valores morais e absolutos que tinham Deus como sua fonte, passam a dar lugar a uma relativização moral onde não há verdade absoluta e onde a promiscuidade e a libertinagem comportamental é defendida;
  • Deseducação sexual - O ensino materialista estimula a prática sexual “livre e sem culpa”, descartando todo o princípio moral absoluto. Podemos notar que tudo isso é um sinal dos últimos tempos (1 Tm 4:1-3; 1 Pe 3:1-5).
V - A FAMÍLIA CRISTÃ E A INTEGRIDADE NO MUNDO RELATIVISTA
Integridade significa dizer que é dever de todo cristão viver uma vida íntegra, ou seja, uma vida reta, “perfeita”, independente do modelo e dos padrões da sociedade moderna. Como disse o Senhor por intermédio do profeta Malaquias: Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve” (Ml 3.18), demonstrando, assim, que o mundo deve ver esta diferença. Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo; e que a nossa luz deve resplandecer diante dos homens (Mt 5.13-16). Vejamos algumas definições:
TERMO DEFINIÇÃO SIGNIFICADO
Integridade Deriva-se do verbo “integrar”, que significa “tornar unido para formar um todo completo ou perfeito” Retidão, perfeição. Um homem íntegro é um homem reto, “perfeito”.
Relativismo Doutrina que faz depender a verdade do indivíduo, ou do grupo, ou do tempo e lugar. Aquilo que é visto como correto para um, pode ser visto como errado para outro.

VI - ATITUDES DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO RELATIVISTA
A palavra de Deus, como regra de fé e prática do cristão, não admite posições relativistas, no que concerne a moral ou a ética familiar (Sl 119.9,11,105; Jo 17.17). Vejamos, então, a atitude que a família cristã deve ter neste mundo relativista:
  • Não amar o mundo (sistema) (I Jo 2.15). A palavra mundo, neste texto, não se refere a humanidade, e sim, ao sistema corrompido e perverso. Como cristãos não devemos amar as coisas deste mundo, tais como: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I Jo 2.16);
  • Não nos conformar com o mundo (prática) (Rm 12.2). A expressão “não vos conformeis” tem o sentido de “não tomeis a forma” ou “não sejas igual”. Em outras palavras, o apóstolo Paulo estava dizendo: não queira ser igual ao mundo. Seja diferente! O mundo precisa ver em nós essa diferença (II Rs 4.9; I Tm 4.12);
  • Não ser amigos do mundo (forma de pensar) (Tg 4.4). O apóstolo Tiago nos adverte que “qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. Ser amigo do mundo significa compartilhar como o modo de viver deste mundo que jaz no maligno (I Jo 5.18,19).
CONCLUSÃO
Vimos nesta lição que as famílias tem sido atacadas através de vários meios. Satanás tem utilizado diversas formas sutis para destruir as famílias. Porém, também analisamos que, por meio da Palavra de Deus, podemos vencê-lo e salvaguardar nossos filhos e cônjuges em perfeita paz e comunhão.

REFERÊNCIAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
LOPES, Hernandes Dias. Casamento, divórcio e novo casamento. HAGNOS

Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Pelo Pr. Altair Germano


FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS: SUBSÍDIO PARA LIÇÃO BÍBLICA CPAD


 IMAGEM: Marcelo Zanelli

A promessa de um lar feliz transmite a idéia de uma família feliz, visto que a expressão “lar”, dependendo do contexto, pode se referir ao lugar onde a família habita, ou a própria família em si.

Lar, vem do latim lare, que significa parte da cozinha onde se acendia o fogo para preparar os alimentos e aquecer o ambiente; daí se origana o termo lareira.

Segundo o dicionário de Houaiss, o vocábulo “família” pode significar, num sentido mais restrito “grupo social básico, formado por pai, mãe e filhos”, num sentido mais abrangente “pessoas ligadas entre si pelo casamento ou qualquer parentesco”, e ainda num sentido geral “grupo de seres ou coisas com características comuns”.

No hebraico bíblico, o termo para família é mispahah, que significa “família, clã”, isto é, todos os integrantes de um grupo que estavam relacionados por sangue e que ainda sentiam um senso de consanguinidade, parentesco.

No grego do Novo testamento, temos a palavra oikos, que pode significar “habitação, casa, lar ou família (I Tm 5.4) e patria, que primeiramente significa “ascendência, linhagem, tribo (Lc 2.4, At 3.25, Ef 3.15).

A palavra “família” é de origem latina famíliae, e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo.

A família (ou lar) é a mais importante instituição social estabelecida por Deus, sendo ela mesma a base de todas as outras. A destruição, inversão de valores, deturpação, descaracterização e a desmoralização da família, implicam diretamente num profundo caos, produzindo os mais terríveis danos à humanidade, quer sejam de ordem moral, espiritual, econômica, fraternal e social.

A preservação do lar e da família depende diretamente da obediência aos princípios estabelecidos por Deus em sua palavra. Negligenciar a Bíblia é voltar-se contra o Criador e trabalhar para a destruição das coisas que Ele criou, definidas pelo escritor sagrado como muito boas “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.”

EXISTE LAR OU FAMÍLIA PERFEITA?

Observe o que declara Josué Gonçalves:

“Um dos muitos problemas, quando se trata sobre família, é o conceito no meio evangélico, de que, como crentes, nossa família tem que ser perfeita. Afinal, não temos um Deus, um Salvador, a Bíblia, a garantia de uma vida eterna? Isso é o que alegam os defensores desse conceito. Esquecem-se de que a família é formada por pessoas limitadas, imperfeitas, que carregam traumas emocionais, frustrações, que tiveram problemas de orientação na infância, e tudo isso influencia a vida comunitária íntima da família. A pregação de que a família deve (ou tem de) ser perfeita leva muitas pessoas a experimentarem frustrações nessa área, pois percebem que este é um alvo impossível de ser alcançado. Como não conseguem alcançá-lo camuflam os problemas, escondendo-os atrás de uma capa de aparência de que ‘tudo vai bem’, quando na realidade não vai. Estes pregadores estão levando as famílias a uma vida farisaica, o que pode ser um dos motivos dos filhos estarem abandonando a fé. Essa atitude torna-se um peso para as pessoas. Não foi isto que Deus planejou para nós seres humanos. Famílias perfeitas não, mas famílias felizes sim.” (Família: os segredos do sucesso de uma família bem ajustada. 6 ed. São Paulo: Editora Mensagem para Todos, 1999, p. 11-12)

O texto acima citado nos conduz para algumas reflexões:

- Em primeiro lugar, a perfeição, embora seja um ideal divino (II Co 13.9, Hb 6.1), é algo que não poderá ser vivenciado plenamente nesta vida devido às limitações que o pecado nos impõe;

- Em segundo lugar, parece-nos que as famílias que mais sofrem como este tipo de problema são as dos obreiros, devido às pressões que sofrem da igreja, e por vezes, do próprio obreiro, exigindo dos seus entes queridos uma conduta “perfeita”, em nome da preservação de sua imagem, não considerando as limitações que a própria natureza humana os impõe. A mulher do obreiro e os filhos do obreiro, embora devam de certa forma zelar pelo ministério do homem de Deus, não podem carregar um fardo impossível de ser suportado.

A ORIGEM DO LAR E DA FAMÍLIA

Deus é o criador da família. A criação da família funde-se com a criação da humanidade:

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move na terra.” (Gn 1.27-28)

Pode-se afirmar que o primeiro lar existiu no Édem (Gn 2.8, 15). O lar foi assim preparado e estabelecido por Deus como um lugar de bênçãos e felicidade. A responsabilidade do homem era “cultivar” e “guardar” o seu lar (v.15).

A QUEDA DA FAMÍLIA

O pecado entrou na família por meio de uma atitude egoísta e deliberada do homem (1 Tm 2.14), conforme detalhes narrados em Gênesis 3.6:

E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

A CORRUPÇÃO GERAL DA FAMÍLIA

A perda dos referenciais de bondade, santidade, integridade, moralidade e amor, promoveram na família uma corrupção generalizada:

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. (Gn 6.11-12)

A SALVAÇÃO E A RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA

A operação da graça de Deus na vida da família pode ser observada pelos seguintes aspectos:

- A salvação profetizada na aliança adâmica (Gn 3.15)
- A salvação figurada na aliança noética (Gn 6.13-18)
- A salvação prometida na aliança abrâmica (Gn 12.1-3)
- A salvação providenciada em Cristo Jesus (At 10.24-48, At 27-34)

OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA

Segue abaixo uma relação das principais atribuições de Deus para a família:

Procriação da humanidade e Prazer sexual para o casal (Gn 1.28; Pv 5.15-19). A prática e o prazer sexual é uma bênção de Deus que é legitimada pelo casamento, com o propósito de constituir família e edificar um lar;
Subsistência (Gn 2.15; 3.19). É no lar e na família que a provisão para o sustento, a alimentação, a vestimenta e outras necessidades básicas de seus membros devem ser supridas;
Educação (Dt 6.4-9). Um dos grandes erros dos tempos atuais é o fato da família ter terceirizado a educação moral e espiritual dos filhos. Escola e Igreja cumprem hoje o papel principal na formação destes valores, quando na realidade deveria cumprir um papel auxiliar;
Proteção (Dt 22.8). O apoio que recebemos da família, a ajuda nos momentos difíceis, o ombro e o peito amigo do marido, da esposa, dos pais e dos filhos, transmitem uma sensação de segurança e proteção insubstituíveis;
Adoração e serviço a Deus (Gn 4.1-5; 26; 8.18-21; 13.1-4; Ex 12.1-21; Dt 6.4-9; 11.18-21; Js 24.15 e outros). É no lar e na família que a adoração e o serviço a Deus devem ser primeiramente exercitados. A adoração e o serviço na igreja devem ser compreendidos como uma extensão da adoração e do serviço no lar.

O sucesso e a felicidade na família está em ter a palavra de Deus como fundamento (Mt 7.24-29) e Tê-lo como principal edificador (Sl 127.1a). Infelizmente, a família cristã tem negligenciado e relativizado os valores cristãos e os princípios da palavra de Deus. O Senhor já não é realmente o edificador de muitos lares e famílias que o confessam e o adoram apenas de lábios. Como resultado, cada dia a família cristã se torna mais infeliz, mais dividida e incapaz de ser sal e luz para os demais lares e famílias da terra.