terça-feira, 16 de outubro de 2012

Joel - O Derramamento do Espírito Santo - Sulamita Macêdo



Joel - O Derramamento do Espírito Santo - Sulamita Macêdo

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email. Compreendem a importância desse ato? Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Joel, o segundo de uma série de 12 livros que estamos estudando neste trimestre. A lição tem como título “Oseias -Joel: O Derramamento do Espírito Santo.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprir partes importantes. Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
- Apresentem a divisão e a mensagem do livro:
Parte I: Praga de Gafanhotos - 1.1 a 2. 27
Parte II: Eventos dos fins dos tempos - 2.28 a 3.21
- Falem sobre o contexto histórico: Profetizou em Judá - Reino do Sul, em 835 a.C. Não há menção de nenhum rei no livro, mas depreende-se que, pela data, Joiada era o regente da época.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa. Quando vocês falarem sobre o derramamento do Espírito Santo, utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Promessa do Pai”, que proporcionará a reflexão sobre o cumprimento das promessas divinas.  Aproveitando o relato da praga no livro de Joel, se desejarem leiam o texto “O Gafanhoto e o Príncipe” e em seguida façam alguns questionamentos, tais como:  ”Os gafanhotos” podem representar o que  para o reino de Deus?  Que atitudes temos tomado, como integrantes do reino, para banir “os gafanhotos”? Temos utilizado as ‘armas’ corretas?
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Publicado no blog Atitude de Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário