sábado, 28 de abril de 2012


Jardim de Infância-Lição 05: Os trabalhadores da Casa de Deus
Texto bíblico:Êxodo 28:2;1Crônicas 24.3-19
Objetivo da lição: Devemos servir a Deus com dedicação.
Visuais : levita
Sacerdote
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
O serviço na casa de Deus é um ensinamento muito importante, a criança tem que saber que ela faz parte da igreja(corpo de Cristo) ainda criança e que ela pode servir a Deus agora de diversas formas: Cultuando, louvando, orando, falando de Jesus, testemunhando, ofertando.
Existem serviços que somente poderão fazer quando crescerem , mas podem servir agora como crianças, basta que dêem lugar para o Espírito Santo de Deus usá-las, pois Deus usou crianças nos templos bíblicos e pode usar nossas crianças nos dias de hoje.
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que devemos servir a Deus com dedicação.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “TRABALHADOR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Deus escolheu vocês para serem da sua Casa.”
II - Para refletir
Separação e comunhão
• “Deus estava ensinando ao seu povo como adorá-Lo. Assim, Ele precisava de ministros que supervisionassem as tarefas do Tabernáculo e ajudassem as pessoas a manter seu relacionamento com Deus. Estes homens eram chamados de sacerdotes e levitas e tinham de pertencer à tribo de Levi.
O sacerdote não apenas pertencia à tribo de Levi como também era descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Com mais responsabilidades que os levitas, os sacerdotes realizavam os sacrifícios diários, mantinham o Tabernáculo e aconselhavam as pessoas a seguir a Deus. Eram representantes do povo diante de Deus e precisavam fazer jus ao seu cargo”.
• Professor, as crianças do jardim precisam ver o amor incondicional de Deus exemplificado por líderes, professores e pais que denotem cuidado e incentivo. Um ambiente de amor e aceitação estabelece o clima para o ensino”
III - Regras Práticas para os Professores
Professor, observe as metas e objetivos da classe de Jardim
Deus
1. Ele é forte e confiável.
2. Ele é santo.
3. Ele é o Pai que perdoa.
4. Eu posso orar a Ele.
5. Ele cuida de mim.
Jesus
1. Ele é Deus, Jesus e Cristo — a mesma Pessoa.
2. Ele é o Salvador pessoal.
3. Ele é o exemplo das crianças.
4. Devo confiar nEle nos assuntos diários da vida.
Nossa Igreja
1. É uma família na qual tenho responsabilidades.
2. Tem padrões que quero aprender.
3. Tem rituais que deve entender.
Minha Vida
1. Buscando a ajuda de Deus para a solução dos meus problemas.
2. Interpretando a vida em termos da vontade e da Palavra de Deus.
3. Uma atitude de tristeza pelo pecado.
Ao Professor (a)
Os subsídios postados no site, não tem como objetivo substituir os da revista, mas é apenas mais uma opção para o professor usar como complemento da sua aula.
Porem nos últimos anos temos observado que o nível teológico das lições tem diminuído, o ensino claro das Escrituras tem sido substituído por atividades/dinâmicas que podem sim ajudar na assimilação do aprendizado, porem não substitui a eficácia da Palavra.
Um erro grave, que alguns pais e conseqüentemente professores tem cometido é subestimar a compreensão dos pequeninos, não os considerando aptos para receber claramente o ensino das
Escrituras, é evidente que se faz necessário uma adaptação na forma de falar, de explicar a passagem bíblica, mas não pode ser deixada de lado.
A própria Psicologia afirma que as crianças são como massinhas prontas para serem modeladas, é nesta fase que eles adquirem as primeiras percepções do mundo e da vida, portanto ensine de tal modo que eles venham a compreender que Jesus, Deus são reais e não uma mera historinha, como alguns já conhecem.
A Palavra é ... Trabalhador
Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o artesão e o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente (formalmente) como todo aquele realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei.
Esta seria a concepção comum de trabalhador, mas quando falamos a respeito da Bíblia, e em seqüência a lição anterior temos uma concepção mais abrangente. O trabalhador da casa de Deus, não o faz por salário, mas por voluntariedade.
Isto em nada impede que conforme as administrações eclesiásticas, alguns são remunerados, especialmente o que trabalham de forma integral; Contudo os trabalhadores da casa de Deus trazem para si a condição voluntaria de servos de Deus.
Aprendendo a Bíblia
No tópico anterior, vimos que os trabalhadores da casa de Deus se diferenciam dos trabalhadores comuns, que o fazem por uma recompensa financeira, logo trabalhar ou servir a Deus é algo gratificante e ao mesmo tempo algo de grande privilegio.
Instrua as crianças neste versículo:
Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados.
Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão. (Hb 5.4,6)
Estes dois versículos demonstram claramente a função dos trabalhadores da casa de Deus, bem como a aceitação de Deus mediante a sua vontade, pois Deus chama dentre o seu povo homens e mulheres para servir na sua obra, isto se constitui numa grande honra, servir ao Rei.
De forma socrática leve seus alunos a pensarem:
· Que trabalho gostariam de fazer na casa de Deus , quando forem adultos
· Seus pais realizam algum trabalho na sua igreja
· Eles sabem quem são os trabalhadores da sua igreja
Obs: Forma socrática, é um termo que vem do filosofo grego Sócrates, que usava o sistema de perguntas e respostas, para que seus ouvintes pudessem se induzidos a raciocinar as questões propostas.
Historia Bíblica
Estamos já na quinta lição deste trimestre a qual tem como tema; Eu gosto da igreja, o que nos faz voltar ao passado aos primórdios da casa de Deus a igreja a qual as crianças conhecem, nisto estamos estudando o Antigo Testamento, para assim entendermos melhor o novo.
Este mesmo processo se faz necessário quanto aos trabalhadores da casa de Deus, de uma forma resumida, temos de descrever como era no Antigo Testamento e atualizarmos para o nossos dias, deste modo podemos descrever:
· O povo de Deus era constituído por 12 tribos
· Deus institui a adoração ao seu nome ordenando a construção do tabernáculo
· Deus escolheu dentre as 12, uma para que lhe prestasse serviço
· A tribo de Levi, assim os levitas realizavam o trabalho:
- Montar e desmontar o tabernaculo
- transportar o tabernaculo
- oferecer os sacrifícios, interceder pelo povo, louvar a Deus
· Quando Israel se firmou como uma nação, o rei Salomão construiu um Templo
· Muitos trabalhadores foram ordenados
· Nos dias atuais, os trabalhadores da casa de Deus tem muitas funções na obra
- funções materiais (porteiros, zeladores, serventes)
- funções espirituais (pastores, intercedores, profetas, professores)
Toda esta listagem pode ser acrescida conforme suas próprias experiência e conhecimentos , o importante é que as crianças possam entender, que o assunto tratado na lição esta bem próximo a eles, e não se esqueça que dizer que você mesmo é um desses trabalhadores.
Conclusão
Por fim conclua a sua aula, falando as crianças o quanto é recompensador trabalhar para Deus; Tome por base estes versículos.
Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. (Mc 10.28-30)
O apostolo Pedro questionou sobre ter deixado a sua vida , os seus afazeres para seguir, para trabalhar para o Senhor, Pedro era pescador, e Jesus os fez pescadores de homens.
Fixando a aprendizagem
Imprima o desenho abaixo para os pequenos colorir.

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