sábado, 28 de abril de 2012


PRIMÁRIOS-Lição 05: Jesus, o amigo dos sábios.
Texto Bíblico: João 3:1-16
1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Objetivo: Explicar a mudança ocorrida na vida da pessoa que aceita Jesus como Salvador.
Versículo para Memorizar:
Frase do dia:
Lembrancinhas:

Frase do dia...
JESUS MUDOU A MINHA VIDA
Explique aos pequenos que mudar de vida, é chamada de conversão. Que esse mudar de vida ou conversão é que uma pessoa que fala mentiras, brigas com outras pessoas, rouba, e faz outras coisas que desagradam a Deus. Quando aceita a Jesus como seu Salvador, há uma mudança em seus hábitos e palavras, e assim vemos nesta pessoa uma conversão
Memória em Ação
“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;”(2 Co 5.18 – ARC)
Na revista está na versão NTLH, mas achei por bem colocar na ARC (Almeida Revista e Corrigida) para termos a noção exata do grande amor de Deus para com a humanidade.
Desejo colocar ao prezado (a) a palavra reconciliação como inserida no direito penal.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua portuguesa:
Reconciliação em um processo penal quer dizer, conciliação recíproca entre o autor e o acusado de crime de calúnia ou injúria, tendo como conseqüência o arquivamento do processo
Trazendo para o Plano da Salvação, Jesus Cristo, se colocou entre nós (o acusado de todos os tipos de pecado) e Deus, e através de Seu Sangue derramado na cruz, todo o processo de condenação que nos era contrario, foi arquivado e somos perdoados, e reconciliados com Deus.
Explorando a Bíblia
Nicodemos, era membro do conselho judaico, vira Jesus purificar o templo e curar as pessoas. Pensou consigo “Este homem é diferente, preciso falar com ele”
Certo dia ele foi procurar a Jesus a altas horas da noite e reconhece Jesus como Alguém que viera de Deus. Jesus lhe diz claramente que ninguém entrará no reino de Deus a menos que nasça de novo. Isto deixa Nicodemos confuso. Jesus explica que as coisas espirituais nascem do Espírito, então salienta aquilo que nos faz desejar ouvir a voz do Espírito Santo - que Deus ama muito a todas as pessoas que enviou Seu único Filho para morrer por nós e para nos assegurar a vida eterna.
Nicodemos evidentemente não compreendeu o processo do renascimento espiritual. Humanamente falando, o novo nascimento físico é impossível. Mas é o trabalho do Espírito Santo nos procurar, insistir conosco, soprando como o vento por onde passa, exaltando a Jesus e partilhando a mensagem do imenso amor de Deus, dando-nos um novo nascimento espiritual com a promessa de vida eterna. Esse presente é nosso dado gratuitamente por um amoroso Deus.
Nicodemos ficou muito admirado, as lições saídas dos lábios do Salvador o haviam impressionado grandemente, e desejara conhecer mais acerca dessas maravilhosas verdades. Milhares existem, hoje em dia, que necessitam da mesma verdade ensinada a Nicodemos. Confiam em sua obediência à lei de Deus para se recomendarem a Seu favor. Quando são solicitados a olhar a Jesus, e a crer que Ele os salva apenas pela Sua graça.
As pessoas nascem de novo mudando interiormente, mudam a vida e a mente. Deus envia Seu Espírito, Espírito Santo, para trabalhar na mente da pessoa.
Nós podemos sentir o Espírito Santo, mas não podemos vê-lo. Podemos ver os resultados, as ações nas vidas que deixam Deus habitar em seu ser.
A pessoa quando transformada pelo Espírito Santo demonstrará amor e bondade, não é mal-humorada nem invejosa; ela é feliz, alegre.
Deixem Jesus habitar em seu coração para ser feliz e alegre. (pergunte se alguém presente ainda não aceitou a Jesus e faça o apelo).
Oficina criativa
Reproduza o desenho abaixo para os pequenos colorir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário