sábado, 28 de abril de 2012

ADOLESCENTES: Lição 05 – Paulo, o missionário por excelência! 
Texto Bíblico: Atos 9.3-19 

Atos 9.11 – Após conhecer Jesus e aceitá-lo como Senhor e Messias, Paulo ora e jejua, pedindo orientação, em atitude de profunda dedicação a Deus. A fé salvadora e o novo nascimento a que conduz, sempre levarão o crente a buscar comunhão com seu Senhor, que ele acaba de aceitar.Enfoque Bíblico :Gálatas 2.20- Paulo descreve seu relacionamento com Cristo em termos de união pessoal profunda com seu Senhor e da dependência DELE. Aqueles que têm fé em Cristo, vivem uma vida em comunhão íntima com Ele tanto na sua morte, como na sua ressurreição.
Saulo, o perseguidor dos cristãos! – Saulo de Tarso, homem de rígida formação religiosa, cultural e intelectual e conhecedor dos ensinos do Antigo Testamento. Perseguidor dos Cristãos(Atos 8.1), apoiou a morte de Estevão(Atos 7.58), Converteu-se(Atos 9.4) e depois realizou várias viagens missionárias. Pensava que estava agindo certo em perseguir os cristãos. Quando perseguia os cristãos, na verdade perseguia o próprio Cristo, mas Deus encontrou com ele no caminho de Damasco.(Atos 9.3-5). Ananias enviado para instruir Saulo acerca do propósito de Deus.
Paulo, o fundador de igrejas! – Deus aproveitou suas habilidades, cultura, formação, cidadania, pensamento, conhecimento em favor do Cristianismo. Fundador das igrejas fez três viagens importantes.OBS: (Levar o mapa das viagens de Paulo).
Fazendo tendas – Atos 18.3- (Fabricação de tendas em tecido de pêlo de cabra), necessitou fazer tendas enquanto realizava a obra. Assim como Paulo, sua profissão pode ser importante para trabalhar para Deus e para ser enviado para o campo missionário.
Sofrendo perseguições – Foi preso mais de uma vez por causa do evangelho, fugiu para Damasco, descendo por uma janela da muralha(2 Co 11.32).
Paulo era muito zeloso. Ele era um homem apaixonado pela obra de Deus, que mergulhava em tudo o que fazia.Por todo o livro de Atos, vemos o compromisso intenso de Paulo para levar o Evangelho ao mundo. O que capacitou Paulo a manter tal fervor espiritual? Ele havia sido capturado pelo amor de Cristo. Jesus era real para ele. Cristo salvou-o e deu-lhe uma missão. Nós também fomos capturados pelo amor de Cristo. Por este motivo devemos nos esforçar para levarmos o Evangelho a toda criatura.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecer a vida do maior missionário da historia da Igreja, conscientizando-se de que devemos como o apostolo Paulo, professar uma fé genuína e autentica em nosso Senhor Jesus Cristo.
Para refletir
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”(Gl 2.20 – ARC).
O cristão ao aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, morre para o mundo e vive para agradar a Deus.
Introdução
Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47).
Biografia
Segundo rege a tradição, Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, que atualmente pertence à Turquia, numa família judaica da Diáspora (dispersão) época em que já havia uma diáspora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Pérsia, mas também em torno do mediterrâneo, em Alexandria e no norte de África, na Turquia, Grécia e outras partes do Império Romano, incluindo a atual Espanha.
Nasceu numa data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era". Seu pai, em circunstâncias que se desconhece, adquiriu a cidadania romana mantendo a fé judaica, educou-o na tradição judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi um meio de proteção física. Como ele próprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantém-se sempre na lei mosaica. Diz-se mesmo um Fariseu. A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas recebeu também o ensino por parte de Gamaliel.
Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.
Após sua conversão no caminho de Damasco, Paulo começou, na sinagoga de Damasco, a dar testemunho de sua fé recém-encontrada. O tema de sua mensagem concernente a Jesus era: “Este é o Filho de Deus” (At 9:20). Mas Paulo tinha de aprender amargas lições antes que pudesse apresentar-se como líder cristão confiável e eficiente. Descobriu que as pessoas não se esquecem com facilidade; os erros do homem podem persegui-lo por um longo tempo, mesmo depois que ele os tenha abandonado. Muitos dos discípulos suspeitavam de Paulo, e seus ex-companheiros de perseguições o odiavam. Ele pregou por breve tempo em Damasco, foi-se para a Arábia e depois voltou para Damasco.
A segunda tentativa de Paulo de pregar em Damasco igualmente não teve bom resultado. Um ano ou dois haviam decorrido desde a sua conversão, mas os judeus se lembravam de como ele havia desertado de sua primeira missão em Damasco. O ódio contra ele inflamou-se de novo e “deliberaram entre si tirar-lhe a vida” (At 9:23). A dramática história da fuga de Paulo por sobre a muralha, num cesto, tem prendido a imaginação de muitos.
Os dias de preparação de Paulo não estavam terminados. O relato que ele faz aos gálatas continua, dizendo: “Decorridos três anos, então subi a Jerusalém. . .“ (Gl1:18). Ali ele encontrou a mesma hostilrecepção que teve em Damasco. Uma vez mais foi obrigado a fugir.
Paulo desapareceu por alguns anos. Esses anos que ele passou escondido deram-lhe convicções amadurecidas e estatura espiritual de que ele necessitaria em seu ministério.
Em Antioquia, os gentios estavam sendo convertidos a Cristo. A Igreja em Jerusalém teve de decidir como cuidar desses novos crentes. Foi então que Barnabé se lembrou de Paulo e se dirigiu a Tarso à sua procura (At 11:25). Barnabé já tinha sido instrumento na apresentação de Paulo em Jerusalém, num esforço por afastar suspeita contra ele.
A esses dois homens foi confiada a tarefa de levar socorro à Judéia onde os seguidores de Jesus estavam passando fome. Quando Barnabé e Paulo voltaram a Antioquia, missão cumprida, trouxeram consigo o jovem João, apelidado Marcos, sobrinho de Barnabé (At 12:25).
urante 16 anos , após sua conversão, ele pregou no vale do Jordão, na Síria e na Cilícia. Foi especialmente perseguido pelos judeus, que o consideravam um grande traidor.
Fez quatro grandes viagens missionárias: 1ª Viagem (46-48 D.C.), 2ª Viagem (49-52 D.C.), 3ª Viagem (53-57 D.C.), 4ª Viagem (59-62 D.C.), sendo que na última foi à Roma como prisioneiro, para ser julgado, e nunca mais retornou para a Judéia.
Certamente escreveu inúmeras cartas, mas somente 14 destas chegaram até nós, chamadas de Epístolas Paulinas, que são:
Epístola aos Romanos;
1ª e a 2ª aos Coríntios;
Aos Gálatas; aos Efésios,
Aos Filipenses;
Aos Colossenses;
1ª e a 2ª aos Tessalonicenses;
1ª e 2ª a Timóteo;
A Tito;
A Filemon e
Através de suas cartas, Paulo transmitiu às comunidades cristãs e aos seus discípulos uma fé fervorosa em Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição. A esta fé soma-se um fator fundamental: o seu temperamento, que era passional, enérgico, ativo, corajoso e zeloso pela causa do Evangelho de Jesus Cristo.
O Novo Testamento não nos fala da morte de Paulo. Muitos estudiosos modernos crêem que César libertou o apóstolo, e que ele empenhou-se em mais trabalho missionário antes de ser preso pela segunda vez e executado.
No ano de 64 D.C., foi morto pelas Legiões Romanas, nas perseguições aos Cristãos instauradas por Nero, depois do grande incêndio de Roma.
Conclusão
O apóstolo Paulo foi um grande instrumento de Deus para a difusão do evangelho no primeiro século do cristianismo. Nós olhamos para São Paulo hoje também como grande apóstolo, grande discípulo e missionário de Jesus Cristo que tem muito a nos ensinar.
Aprendamos com ele, a sermos autênticos divulgadores da Palavra de Deus, zelosos de Sua Igreja, trabalhadores incansáveis em prol do Reino de Deus.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecer a vida do maior missionário da historia da Igreja, conscientizando-se de que devemos como o apostolo Paulo, professar uma fé genuína e autentica em nosso Senhor Jesus Cristo.
Para refletir
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”(Gl 2.20 – ARC).
O cristão ao aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, morre para o mundo e vive para agradar a Deus.


Dinâmica sugerida: Obstáculos na estrada. Material: objetos diversos que podem servir de obstáculos. Procedimento: O líder mostrará um pequeno percurso de obstáculos, que poderá ser de um banco, um tapete enrolado, livros, colocados numa linha reta no chão a cada metro de distância. Mostre a largada e a chegada antes de começar o percurso. Deixe-os estudar os locais dos objetos com cuidado. Em seguida, os escolhidos saem da sala e decidem quem fará primeiro o percurso de obstáculos, neste tempo remove-se os obstáculos da sala. Coloque uma venda nos olhos do primeiro participante e leve-o ao local inicial. Enquanto ele percorre o caminho com muita cautela. O grupo pode rir e falar baixinho com gritos de cuidados e risos para indicar dificuldade. Quando terminar seu trajeto, tire a venda. Ele ficará surpreso. O segundo escolhido começa a sua trajetória de olhos vendados, enquanto os murmúrios e gritos aumentam. Aplicação prática: As dificuldades são etapas normais da vida cristã. Elas até podem ser empecilhos, porém, se caminhar com fé, elas desaparecerão. O medo é que pode ser o pivô de dificuldade e insegurança.
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.Compreendem a importância desse ato?Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.- Falem do tema da aula: Paulo, o missionário por excelência!- Para iniciar, exibam um filme sobre Paulo, ou partes do filme. - Depois, trabalhem com os alunos os pontos relevantes da história de Paulo, formando uma linha do tempo, começando como perseguidor dos cristãos, a conversão, a propagação do evangelho etc.- Quando vocês abordarem o tema das viagens de Paulo, coloquem no quadro uma figura de um meio de transporte utilizado por ele, como um navio.- Em seguida, convidem os alunos para fazer uma viagem com Paulo. Perguntem: O que não pode faltar na mala dessa viagem?- Apresentem um mapa com as viagens de Paulo, para mostrar a quantidade de cidades que evangelizou e abriu igrejas, apontem também as perseguições sofridas por ele. Ou se preferir, utilizem slides que vocês podem encontrar em www.slideshare.net/Hearl/viagens-missionrias-de-paulo.- Para finalizar,  perguntem: O que podemos aprender com o missionário Paulo?O que podemos fazer hoje? O que temos realizado?Aguardem as respostas.Tenham uma excelente e produtiva aula!

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