quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tiatira, a igreja tolerante! (Por Eliel Barbosa)

1. TIATIRA, CONTEXTO HISTÓRICO.

INTRODUÇÃO   A igreja de Tiatira era uma igreja de meios-termos. Os membros possuíam algumas boas qualidades. Eram notáveis por seu “amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança”. Estava aumentando seu zelo, “fazendo mais agora do que no princípio” (v.19), a situação inversa  a de Éfeso, que estava abandonado o primeiro amor (2.4). Mas, assim como Pérgamo, toleravam os falsos mestres, só que a situação era pior, pois toleravam Jezabel entre eles. Representa a Igreja dos anos 500 a 1517 d.C. as também se expressam hoje. Todas as Igrejas do Livro de Apocalipse estão em eminência de alguma forma. Se não é integralmente, é pelo menos parcialmente. As boas e as más características das sete Igrejas existem hoje e precisamos detectá-las para não cometermos os mesmos erros e praticarmos o que foi louvado por Jesus.
1.1   NOME, TIATIRA: Tiatira era o nome antigo da moderna cidade turca de Akhisar ("Castelo Branco").
2.1Significado: Tiatira significa sacrifício de perfume, dificuldade; domínio femenino
3.1 localizaçao:, Tiatira era uma cidade da Lídia, localizada na fronteira com a Mísia No fértil vale do rio Lico, acerca de 59 quilômetros a sudeste de Pérgamo, na estrada que ia para Sardes, ficava a pequena mas crescente e rica Tiatira,
4.1CONTEXTO HISTÓRICO: História. Não se sabe exatamente quando começa a história de Tiatira. Supõe-se que no, início, ela não passava de um vilarejo consagrado ao culto de Tirimnos, o deus sol que os lídios tanto veneravam. Por volta do século III  a.C., a cidade foi totalmente remodelada por Seleuco Nicator (301-207 a.C.) que, para dominá-la cultural e etnicamente, implanta ali uma grande comunidade grega. Ela foi originalmente conhecida pelos nomes de Pelópia e depois Euópia, mudando-lhe Seleuco o nome para Tiatira de modo definitivo. Dizem os historiadores que sua fundação por Seleuco, teve fins militares defensivos, havendo sido por muito tempo uma fortaleza dos domínios do reino de Pérgamo, e como tal passou ao domínio romano.  Na era apostólica, Tiatira era mundialmente conhecida por sua produção de tecidos, entre os quais destacava-se o índigo. Aí residia a empresária Lídia, convertida a Cristo em Filipos através do apóstolo Paulo. E à semelhança de outros tiatirenses, dedicava-se ela ao comércio de têxteis (At. 16.4). Segundo se acredita, foi por seu intermédio que o evangelho chegou à cidade. Além de sua importância comercial, Tiatira era respeitada também por causa da base militar que Roma mantinha em seu perímetro urbano.
Sua história não apresenta grandes incidentes. Há que se ressaltar, porém, a incursão que lhe fez Antíocom o Grande, em 190 a.C. Apesar dos embates que se seguiram entre as tropas do rei e o exercito romano, ela não sofreu perdas significativas.
Ela, finalmente, sepultou-se sob a moderna Akhisar. Com seus mais de setenta mil habitantes, dedica-se hoje à confecção de tapetes. Em turco, a palavra Akhisar significa literalmente  “castelo branco”: uma referência às alvas ruínas de uma fortaleza medieval localizada nas vizinhanças da atual cidade. Sua história é tão tranquila que, até agora, nenhum arqueólogo propôs –se a escavar-lhe as ruínas, a fim de lhe reconstruir o passado.
    As guildas. Os profissionais em Tiatira, para defenderem seus direitos, organizavam-se numa espécie de sindicato conhecido como guilda. Cada agremiação tinha um deus como patrono. Negócios e religião misturavam-se de tal forma que as reuniões de classe mais pareciam um culto e, geralmente, acabavam em abomináveis orgias. Num ambiente como esse, os profissionais cristãos sofriam todos os tipos de constrangimento. E não eram poucos os que, não suportando o estresse, abandonavam a organização, sendo impedidos, a partir daí, de exercer qualquer atividade profissional.
   O terremoto. Durante o reinado de Otávio Augusto (27 a.C.-14d.C.), Tiatira foi arrasada por um terremoto. Apesar da devastação, a cidade foi completamente reconstruída pelo Império Romano. No cenário político e histórico, porém, ela não era abalada por qualquer acontecimento. Sua rotina parecia inalterada.
5.1 RELIGIAO: Tiatira teve templos e santuários religiosos, aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (Atos 19:34). havia um templo dedicado a Sambate, de onde uma profetisa enunciava suas adivinhações  A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.
6.1  O Evangelho chega à cidade. É bem provável que o Evangelho tenha chegado a Tiatira por intermédio de Lídia. Evangelizada por Paulo em Filipos, retornou à cidade natal como portadora de Boas Novas de Salvação (At. 16.14). Em sua terceira viagem missionária, o apóstolo haveria de confirmar o trabalho ali estabelecido (At. 19.10).
6.2. UMA IGREJA RICA EM OBRAS
6.3. Amor. Aqui a palavra grega utilizada para amor é ágape e este é o amor incondicional de Deus pelo homem. É a essência de Deus. É o centro de tudo para a vida cristã. O ser humano tem um amor que sempre se manifesta em função de alguém seja pai, mãe, filhos, irmãos, cônjuge e etc., porém o amor ágape que o cristão tem vai além deste sentimento humano. O amor ágape envolve o amor pela vida e condição do ser humano seja pecador ou salvo. É um amor incondicional.
6.4. Serviço. O termo grego diakonia utilizada aqui representa os valores dos serviços que os cristãos utilizavam e devem utilizar em todos os momentos de sua vida, dentro ou fora da igreja. Para que eles exercessem esse serviço era necessário uma dedicação constante e também era um fruto do amor que tinham.
6.5. Fé. Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser identificadas conforme a sua fé. Há crentes e há incrédulos, e não pode existir comunhão entre os dois (2Co 6.14-15).
6.6. Paciência. (Perseverança ou resistência constante). Apesar de estarem vivendo momentos de duras perseguições os crentes de Tiatira perseveravam no amor, nos valores à vida e no serviço às demais pessoas. Tudo isto que é enumerado neste versículo é fruto do Espírito Santo na vida do cristão. O bom solo produz fruto com perseverança (Lc 8.15), uma qualidade freqüentemente incluída nas características que definem os servos de Deus (Cl 1.11; 2 Tm 3.10; 2Pe 1.6). A tribulação produz perseverança (Rm 5.3-4; Tg 1.3-4,12).
6.7. Abundância em obras. A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tg 2.14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor” (1Co 15.58), pois Deus nos criou para boas obras (Ef 2.10).
1. A Jezabel de Tiatira.  “Jezabel” significa: “Montão de lixo”. Na opinião de alguns eruditos: “Casta”. No meio da comunidade em Tiatira, esta mulher liderava se intitulando profetisa e fez com que os cristãos deixassem de buscar a Cristo e seus ensinamentos e passassem a realizar as práticas cultuais do gnosticismo. O que ela fazia era algo tão ruim que é apelidada de Jezabel, a rainha que casou com Acabe e que em 1 Reis 16 a 21 relata o mal que fez contra o povo de Israel e contra Deus.
2. O ministério de Jezabel.  ”Mulher que se diz profetisa”: há muitas opiniões a respeito da “audaciosa mulher” da igreja de Tiatira; alguns até já defenderam tratar-se de uma “doutrina”, ou mesmo de uma “religião” e não de uma pessoa. A Jezabel do Antigo Testamento, é citada como o protótipo de pecado. A Jezabel do presente texto, trata-se de uma pessoa e não apenas uma figura ou personificação do mal. A passagem fala claramente de uma pessoa, pelo uso do pronome “ela”. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante à mulher de Acabe, seduzindo os crentes às práticas de idolatria e prostituição (ou imoralidade sexual literal, ou impureza espiritual). Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas a ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com os demônios (veja At 15.20,29; 1Co 10.20-22).
3. A obra de Jezabel. “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu”; tratava-se tanto de prática imorais pessoais, como parte do culto da seita gnóstica. Era algo tanto espiritual como físico. Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de paz, harmonia, autopromoção ou dinheiro. DEUS excluirá tal igreja, juntamente com os seus líderes (vv. 20-23; ver também Lc 17.3,4).
CONCLUSÃO
O Senhor reconheceu realidades boas dentro da igreja em Tiatira: muito trabalho, amor pelos pobres, demonstrações de fé, obras assistenciais de grande tamanho, etc. Mas, também, Jesus viu problemas nela. Não basta a Igreja ter estas qualidades, tem que haver temor do Senhor, respeito pela sua Palavra, santificação dos seus membros, ensinamento de renuncia pelo mundo, busca do Reino dos céus, unidade do corpo de Cristo. Um dos grandes enganos de Satanás é induzir os crentes a pensar que precisam buscar novidades para terem uma experiência mais profunda com Deus. Não precisamos buscar fora das Escrituras inovações, modismos. Tudo está feito. O banquete da salvação está preparado e completo. O que precisamos é tomar posse da vida eterna, reconhecer o que Deus já nos deu, apropriarmo-nos das insondáveis riquezas de Cristo. A provisão de Deus para nós é suficiente para uma vida plena até a volta de Jesus (Ap 2:25). Precisamos permanecer firmes e fiéis, conservando essa herança até o fim. Amém?

Elaboração: AUX. OFIC. ELIEL BARBOSA - ADJ DA SUPERINTENDÊNCIA DA EBD NA AREÁ DA PRAIA- Assembléia de Deus - COMADALPE
FONTES DE PESQUISA: OS SETE CASTIÇAIS DE OURO (CLAUDIONOR DE ANDRADE)      
BLOGS: EBDWEB.COM.BR/  http://www.altairgermano.net/

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