sábado, 5 de maio de 2012

Maternal: Lição 06: Deus me protege em casa.
Texto Bíblico: 2 Reis 6:8-23.
8 Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel; e teve conselho com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
9 E o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar porque os sírios estão descendo ali.
10 Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou. Isso aconteceu não uma só vez, nem duas.
11 Turbou-se por causa disto o coração do rei da Síria que chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 Respondeu um dos seus servos: Não é assim, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.
13 E ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. E foi-lhe dito; Eis que está em Dotã.
14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade.
15 Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos?
16 Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.
17 E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.
18 Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu.
19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samária.
20 E sucedeu que, chegando eles a Samária, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samária.
21 Quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
22 Respondeu ele: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
23 Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel.
Objetivo: Aprenda que Deus nos Guarda de todo perigo.
Versículo Visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Sugestão de atividades:
O objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos guarda de todo o perigo...
I. Leitura Bíblica 2 Reis 6.8-23
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos guarda de todo o perigo.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “CASA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege em nossas casas.
III. Para refletir
Por intermédio da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, aprendemos que Deus sempre segura firmemente aqueles que nEle confiam. Paulo experimentou a proteção de Deus quando seu navio foi arrastado pelo tempestuoso e obscuro mar Mediterrâneo, e os discípulos conheceram o poder do Senhor sobre as grandes tempestades.
Quando confiamos nos momentos mais desesperadores, também descobrimos sua fidelidade para conosco.
Professor, se você está atravessando uma fase difícil, não desanime! As circunstâncias que encaramos como revezes são, na maioria das vezes, o que nos lançam em fases de intenso crescimento espiritual.
IV. Conversando com o professor
O professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Observe, no quadro abaixo algumas características mentais da classe de maternal.
CARACTERÍSTICAS MENTAIS
Aquisição da linguagem, com vocabulário limitado. Nos desenhos, fase das garatujas. Aprendizado a partir de coisas concretas, que podem ser vistas, tocadas e percebidas. Imaginação fértil e muita curiosidade. Diminuto período de atenção.
RECOMENDAÇÕES AO PROFESSOR
Permitir que se expressem por palavras e através do desenho. Propiciar condições para que possam tocar e sentir. Utilizar estórias nas quais possam participar como personagens. Variar bastante as atividades, aproveitando os curtos períodos de atenção.
V. Sugestões
As crianças aprenderam que Deus nos protege em casa. Então, que tal fazer uma atividade manual que reforce o ensino? A dobradura é um excelente exercício psicomotor. Você vai precisar de folhas de papel ofício e canetas hidrocor. Siga as instruções passo a passo e monte uma casa para cada aluno. As crianças vão desenhar as portas e janelas. Durante a atividade reforce o ensino de que Deus guarda as nossas casas e todo
os que moram nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário