sábado, 5 de maio de 2012


Adolescentes: LIÇÃO 6 – CUMPRINDO O IDE DE JESUS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se que todos os cristãos devem cumprir o Ide, a grande comissão de Cristo.
Para refletir
“Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.”(1 Co 12:27 – ARC)
Cada um de nós como igreja local, somos um microcosmo da Igreja de Cristo em Sua universalidade.
Texto Bíblico: Ef. 4:11-16.
Introdução
O próprio Jesus nos deixou essa tarefa. Em Marcos 16:15, disse Jesus: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”
Estamos fazendo a nossa parte para que o Evangelho chegue a todos? Estamos cumprindo seu IDE?
Sendo testemunha
Muitos têm medo, vergonha de falar de Jesus. Como cumprir a grandiosa tarefa de pregar o Evangelho?
Se fixarmos nossa atenção nos Apóstolos, antes e depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2: 1-11), vamos observar algumas diferenças importantes: antes, tinham medo e agora pregam a palavra de Deus com decisão; os que eram incultos e ignorantes, depois falam dos mistérios de Deus e línguas estranhas. Esta mudança tão surpreendente é produzida porque, naquele dia, receberam a plenitude do Espírito Santo. De maneira semelhante, os fiéis recebem também a plenitude do Espírito Santo em nossos dias.
Busquem o Batismo com o Espírito Santo, e vossas vidas se encherão de gozo, e de desejo de servir a Deus e anunciar aos homens, que o SENHOR reina, ELE os ama e quer salva-los.
Da mesma maneira que sucedeu aos Apóstolos no dia de Pentecostes, o Espírito Santo produz na nossa alma estes frutos:
a) Aumenta a virtude e a força. A vida da graça que se recebe pela primeira vez no batismo adquire um novo empenho: há um crescimento e um aprofundamento em nossa vida espiritual.
b) Imprime caráter. O Espírito Santo imprime uma marca espiritual indelével – o caráter – para ser testemunhas de Cristo e colaboradores de seu Reino; por isso, só se pode receber este sacramento uma vez na vida.
c) Fortalece a fé. Com o batismo com o Espírito Santo nossa fé em Jesus Cristo fica fortalecida.
d) Nos faz testemunhas de Cristo. O Batismo com o Espírito Santo nos dá forças para defender a fé e de nos defender-nos dos inimigos exteriores da nossa salvação: o demônio, o mau exemplo e inclusive as perseguições, abertas ou disfarçadas, que podem acontecer a nós, cristãos. Nos dá vigor para confessar com firmeza nossa fé sendo testemunhas de Cristo, colaborando na santificação do mundo e atuando como testemunhas de Cristo onde vivemos e trabalhamos.
Sejamos testemunhas fiéis do Senhor Jesus, vivendo a fé sem temor e defendendo a Santa Doutrina.
Disse Cristo Jesus: “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também o negarei diante de meu Pai que está nos Céus” (Mt 10:33).
Como é triste e vergonhoso renegar o Senhor que morreu na cruz para nos salvar, e exaltar o mundo inimigo de Deus e do Santo Evangelho.
O que dizer de um cristão que sente vergonha da Luz Eterna? De quem abaixa a cabeça quando alguém zomba de Cristo e da Santa Igreja? É lamentável que a Igreja esteja cheia desse tipo de gente.Recuar diante do inimigo, ou calar-se, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem covarde ou de quem vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos, como da sociedade e só é vantajosa aos inimigos da fé.Ostentar o nome de cristão e ser covarde são coisas incompatíveis: ou se deixa de ser cristão ou se deixa de ser covarde.
Hoje, mais do que nunca, com tantas seitas, frieza e paganismo, é preciso que o crente seja testemunha fiel de Nosso Senhor, enfrentando todos os obstáculos com coragem e fé. O cristão nasceu para a luta, e quanto mais difícil se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus.
Os crentes da Igreja Primitiva:
Morriam estraçalhados pelos dentes das feras. Hoje, infelizmente, milhões não têm coragem de fazer um pequeno jejum para domar a carne.
Eram queimados vivos. Os de hoje não são capazes de cobrir bem o corpo nem para receber viver em Santidade..
Sofriam terrivelmente, porque eram arrastados de cidade em cidade e de tribunais em tribunais. Hoje, nem sequer atravessam a rua para evangelizar uma pessoa que necessidade de um apoio.
Passavam semanas e semanas nas prisões, sofrendo todo tipo de humilhações. Milhões de fiéis hoje, não suportam ficar uma hora em reverencia diante de Deus.
Eram ameaçados de morte continuamente, mas permaneciam firmes na fé. Hoje, qualquer contrariedade faz o crente abandonar Cristo Jesus e a Santa Igreja.
Sejamos testemunhas fortes e fiéis do Rei dos mártires. Em muitas perseguições, muitos martírios. Diariamente temos de ser testemunha de Cristo. Mesmo tentado com o espírito da luxúria, mas temendo o futuro juízo de Cristo, não devemos profanar a pureza da mente e do corpo: devemos ser servos, testemunhas de Cristo.
Conclusão
Sejamos testemunhas fiéis do Senhor! Sejamos luzes e não trevas, sal e não lama, perfeitos e não medíocres. Tenhamos sede das coisas do alto e não das da terra e imitadores de Cristo e não do mundo fazendo-nos inimigo da santificação.
Sejamos testemunhas fiéis de Cristo Jesus! Enfrentemos todos os obstáculos e dificuldades com valentia e força por amor a Nosso Senhor, que morreu na cruz para nos salvar e que um dia nos julgará:“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo no lago de fogo” (Mt 10:28).
Se não podemos ir, podemos orar, podemos contribuir. Mas podemos cumprir o Ide de nosso amado Salvador, que não mediu esforço para que sua Palavra chegasse até nós.
Despertemos e levantemos, pois, para outros sejam alcançados por esse tão grande amor.
Um professor que ensina com eficiência a Palavra de Deus, com certeza também ensinará à respeito de missões.O missionário não é enviado com o de amizades ou turismo. Eles são enviados para compartilhar o evangelho de Cristo.
Nós, os servos de Deus somos testemunhas de Cristo; somos embaixadores de Cristo; somos pregadores do Evangelho de Deus e portadores da Mensagem de Deus para a humanidade. A nossa mensagem está contida em um livro, a Bíblia.
O desafio de todo cristão é ser um “missionário”, um “enviado”, comissionado pelo Espírito Santo através da igreja (At 13.4). Devemos ser ser testemunhas de Cristo. Precisamos proclamar a mensagem revelada do ato redentor de Deus em Cristo Jesus. Isso só ocorrerá se conhecermos a mensagem da Bíblia, e mantivermos uma intimidade com Cristo
Professor promova uma gincana ou um festival com os alunos, com o intuito de levantar uma oferta para a obra missionária.
Sendo Testemunha – Testemunha é aquele que presenciou qualquer coisa. Testemunhar: testificar, confirmar é fazer os outros saberem o que você viu ou sabe sobre alguém ou alguma coisa. Incentive os alunos a buscarem o batismo no Espírito Santo e não se deixarem intimidar por nenhum motivo que os impeça de testemunhar Cristo.
Envolvendo-se com missões nacionais e transculturais –Contribuir, orar, comunicar com os missionários por cartas ou e-mail, devemos contribuir com a obra missionária.
Orando - Orar é conversar com Deus, precisamos de comunhão e contato com o nosso Criador e Salvador. Orar: ADORAR, AGRADECER, CONFESSAR E SUPLICAR. Devemos desejar a salvação para as pessoas que ainda não se converteram para que o evangelho chegue a cada um deles através dos crentes de todo o mundo.
Contribuindo- Os missionários necessitam de sustento da igreja. Contribuir não só dar o seu dinheiro e sim cooperar com campanhas de arrecadação de donativos, bazar, cantinas etc. O valor de uma oferta não é determinado pela quantia, mas pela intenção com que é oferecida e pala sua qualidade.
Comunicando-se-Comunique-se por e-mail, telefonemas com os missionários Deus pode usar você para eles.
Levando o evangelho a todos- Todas as pessoas precisam ouvir falar sobre Jesus. Quando você estiver evangelizando fale somente de Cristo e do plano de Deus para a salvação do homem, tenha cuidado para que os outros assuntos não interrompam.
Um professor que ensina com eficiência a Palavra de Deus, com certeza também ensinará à respeito de missões.O missionário não é enviado com o interesse de amizades ou turismo. Eles são enviados para compartilhar o evangelho de Cristo.
Nós, os servos de Deus somos testemunhas de Cristo; embaixadores de Cristo; pregadores do Evangelho de Deus e portadores da Mensagem de Deus para a humanidade. A nossa mensagem está contida em um livro, a Bíblia.
O desafio de todo cristão é ser um “missionário”, um “enviado”, comissionado pelo Espírito Santo através da igreja (At 13.4). Devemos ser testemunhas de Cristo. Precisamos proclamar a mensagem revelada do ato redentor de Deus em Cristo Jesus. Isso só ocorrerá se conhecermos a mensagem da Bíblia, e mantivermos uma intimidade com Cristo.
Dinâmica sugerida: Vida Cristã
A vida do cristão é observada por todos que estão ao redor. Mesmo que ele viva rodeado de pecados, pode levar uma vida santa se for fiel à Palavra de Deus.
Objetivo: Refletir sobra as diversas formas de viver o cristianismo e tornar-se sensível às necessidades das pessoas e de si mesma.
Material: Um abridor de lata, uma faca sem corte, três pregos e tesoura.
Procedimento: Comece dividindo a turma em grupos. Distribua um item do material para cada um deles e depois peça para fazerem uma reflexão sobre a vida cristã, escrevendo frases com o item que receberam.
Exemplos:
Grupo 1 Abridor: Ex. de frases: “Preciso abrir o coração para aprender a Palavra de Deus, assim poderei conhecer a vontade Dele”. Após escrever a frase o grupo apresenta para a classe e lança um questionamento sobre os lacres que precisam ser abertos na vida dos demais alunos.
Grupo 2 Faca: Ex: “ Vou cortar todas as atitudes antibíblicas que refletem negativamente em minha vida”. Após apresentar suas frases, o grupo deve pedir que a classe relacione coisas quenecessitam ser cortadas de suas vidas urgentemente.
Grupo 3 Tesoura: Ex : “ Vou pedir ajuda de Deus para aparar com todo cuidado aquilo que cresceu desodernadamente em minha vida cristã. Após apresentar as frases, o grupo deve pedir a classe relacione que atitudes e gestos que necessitam ser aparados.
Grupo 4 Pregos: Ex. “Preciso pregar as palavras obediência e submissão no meu coração para viver bem com Deus, com meus pais, pastores e todas as pessoas que exercem autoridade sobre a minha vida”. Em seguida, o grupo deve apresentar as frases para a classe e pedir que os demais alunos relacionem experiências sobre obediência e desobediência.
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do tema da aula: Cumprindo o Ide de Jesus.
- Para falar sobre o ide de Jesus, leiam Mc 16.15. E, para saber quem nos capacita para isto e de que forma, leiam At 1.8.
- Falem sobre Missões Nacionais e Transculturais. Enfatizem que podemos colaborar com a obra missionária de diversas formas: orando, contribuindo, participando das atividades evangelísticas e mantendo contato com os missionários.
- Falem da importância que há em se manter contato com os missionários e incentivem os alunos a enviar email para eles. Para tanto, apresentem uma lista nominal dos missionários, país onde estão trabalhando, se tem filhos na idade deles (os alunos). Decidam conjuntamente quem vai manter contato com o missionário ou será um email em nome da classe. É interessante que esta comunicação seja frequente e que ao receber resposta de email, ler para a classe.
- Também organizem uma oferta para a obra missionária: marquem para o próximo domingo a entrega da oferta. Coloquem em um envelope, entreguem ao departamento de evangelismo da igreja, acompanhados de pelos dois alunos da classe.
- Para trabalhar as formas de evangelização, distribuam 02 folhetos evangelísticos para os alunos, para que entreguem ao sair da igreja até chegar em casa. Apresentem as ações evangelísticas realizadas pelos jovens da igreja, incentivem os alunos a participar, indicando dia, hora e local da atividade.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Anunciando". 
Dinâmica: Anunciando
Objetivo: Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de Salvação.
Material: chocolate para uma parte da turma.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo 1: vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
- Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03 : São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram alcançadas.
- Para finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário