sábado, 5 de maio de 2012

Jardim de Infância: LIÇÃO 6 - RESPEITANDO AS PESSOAS

Texto Bíblico: Lucas 10.25-37.
Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que devemos amar e respeitar todas as pessoas.
Aprendendo a Bíblia:
“... Sejam bons e atenciosos uns para com os outros.”
Palavra do dia: 
RESPEITO
HISTÓRIA BÍBLICA
Um homem ia calmamente de Jerusalém para Jericó, sem saber que, na estrada pela qual seguia haviam salteadores.
Os salteadores armaram uma emboscada e, quando o homem passou, o atacaram.Os bandidos o espancaram e roubaram tudo o que ele possuía.A surra foi tamanha que o homem ficou a beira da morte no meio da estrada deserta.
Surgiu então, no mesmo Caminho, um sacerdote.Ele não quis ajudar o pobre homem, por isso fingiu não vê-lo e foi embora.mas tarde, ali passou um homem de outra cidade.Também viu o pobre caído, mas teve medo de ajudar o estranho.Olhou para o lado oposto e seguiu sem ajudar.
Depois apareceu um samaritano, voltando de uma viagem.Vendo o homem à beira da morte, ficou com muita pena e o socorreu.
Cuidou de suas feridas, deu-lhe água e o colocou em cima de seu cavalo.Em pouco tempo, estavam seguros dentro de uma estalagem.
No dia seguinte tirou de sua bolsa denários (explique para as crianças o que era um denário) e, entregando-os ao dono da hospedaria, disse:
-Cuida bem dele. Tudo o que gastares a mais, eu te pagarei quando voltar.
Qual dos três homens desta história fez o que é certo aos olhos de Deus?
A resposta é simples: o bom samaritano. Afinal, devemos sempre ajudar o próximo, assim como gostaríamos que nos ajudassem.
FIXANDO A APRENDIZAGEM
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I. De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos amar e respeitar as pessoas.
• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “RESPEITO”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos amar e respeitar as pessoas.”
II. Saiba Mais
A essência do Cristianismo é o amor (Rm 13.8-10; 1 Co 13). Isto foi declarado pelo próprio Senhor Jesus ao ser inquirido por um doutor da lei (Lc 10.25-27), e ao dar as últimas instruções aos seus discípulos (Jo 13.34,35). O apóstolo João afirmou categoricamente: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4.8). Todavia, todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Paulo nos diz que Deus nos amou quando éramos por natureza filhos da ira (Rm 6.8-10). Ele nos amou tanto que enviou seu Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16). Quem é nascido de Deus precisa aprender com o Pai a amar de verdade.
Quando interrogado sobre quem é o nosso próximo, Jesus proferiu a parábola do Bom Samaritano, esclarecendo que o próximo pode ser qualquer pessoa que necessite do nosso amor (Lc 10.25-37). A ordenança do Mestre vai além dos limites de apenas ajudar nossos amigos; devemos amar também os que nos maltratam e nos maldizem (Mt 5.43-48). Somente assim poderemos demonstrar que, realmente, somos filhos de Deus (Mt 5.45).
A Bíblia afirma que antes de conhecermos a Cristo, éramos “odiosos, odiando-nos uns aos outros” (Tt 3.3).
Sem Cristo, ninguém é capaz de amar ao próximo, muito menos se este for um inimigo contumaz. Mas, como nova criatura (2 Co 5.17), “o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5). O fruto do Espírito leva-nos a amar até mesmo aos que nos odeiam. Além disso, Jesus afirmou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35).
III. Conversando com a professora
Um autêntico educador, ao contrário de certos professores que sentem “donos do saber”, são humildes e estão sempre com disposição para aprender. Ele não se esquece que o homem é um ser educável e nunca se cansa de adquirir novos conhecimentos. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, com as crianças, com os idosos, com os iletrados, enfim, aprendemos enquanto ensinamos.
Não há melhor maneira aprender do que tentar ensinar outra pessoa. O professor-educador deve estar atento a qualquer oportunidade de aprender.
Quando não souber uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe. A ausência do orgulho diante da realidade de “não saber”, facilita e promove a aprendizagem.
IV. Sugestão
Dobre uma folha de papel ofício ao meio, dando a idéia de um cartão. Escreva com canetinha hidrocor o versículo da lição.
Depois peça que os alunos ilustrem o versículo com desenhos ou figuras de revistas, deixando-os bem bonito. Incentive as crianças a entregarem o cartão para algum amigo ou parente.

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