sábado, 26 de maio de 2012

Fotos do Aniversário da EBD Animada em Pau Amarelo II
 (A qualidade das fotos não saiu muito boa).





















sexta-feira, 25 de maio de 2012

Maternal: Lição 09: Deus cuida de Mim.
Texto Bíblico: Salmos 23
[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Objetivo: Que a criança aprenda que Jesus é o seu Pastor, confiando no seu cuidado e sua provisão.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Sugestão de atividade: imprima as máscaras, cole junto com as crianças algodão e depois brinque de pastor e ovelhinhas, aproveite para ensinar o cuidado que o pastor tem com as ovelhas fazemdo a ligação do cuidado que Deus tem conosco.
 De professor para professor 
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Jesus é o nosso Pastor, por isso, podemos confiar no seu cuidado e proteção. 
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 
• A palavra-chave é “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças: “O Senhor Jesus cuida sempre de vocês. Ele nos dá tudo que precisamos.”
Para refletir
Ovelhas não são espertas. Elas tendem a vagar pelas correntezas em busca de água, e então sua lã se torna pesada, fazendo com que se afoguem. Elas precisam de um pastor para levá-las a “águas tranqüilas” (Sl 23.2). As ovelhas não têm defesas naturais como garras, chifres ou presas. São fracas. Precisam de um pastor com uma vara e um cajado para protegê-las (Sl 23.4). Elas não possuem senso de direção. Precisam de alguém para guiá-las pelas “veredas da justiça” (Sl 23.3).
Assim somos nós. Também temos a tendência de nos aproximar de águas que deveríamos evitar. Não temos defesa contra o leão que está ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar. Também ficamos perdidos.
Precisamos de um pastor. Precisamos que se aproxime e nos guie. E temos um. Alguém que nos conhece pelo nome.
Extraído de Promessas Inspiradoras de Deus, Max Lucado, CPAD.
Conversando com o professor
Como já é do seu conhecimento, o professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Então, vamos continuar observando algumas características da criança do maternal. 
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Rápido crescimento. Os sentidos físicos estão em pleno funcionamento. Gostam de ver, tocar e ouvir. Apreciam barulho, principalmente os ritmados. Grande atividade e cansaço rápido.
RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
Enriquecer o ensino com ilustrações; utilizar muita cor. Propiciar situações que permitam mudanças de atividades. Fornecer material que possa ser manuseado. Utilizar cânticos com rima e com bastante ritmo.
Sugestões 
Reproduza e amplie a imagem abaixo. Cole a figura em um papelão. Recorte formando um quebra-cabeça. 
Os três grandes patriarcas...
Crescendo na graça e no conhecimento
“Os três grandes patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) tiveram esposa com dificuldades de conceber filhos. É interessante observar como cada homem reagiu à situação difícil da esposa. Abraão deitou-se com a serva de Sara a fim de ter seu próprio filho, e desse modo introduziu amargura e ciúme em sua família. Isaque, por outro lado, orou a Deus por sua esposa. Deus respondeu suas orações, e Rebeca teve filhos gêmeos. Jacó, porém, seguiu o exemplo de seu avô e teve filhos através das servas de suas esposas, o que resultou em conseqüências tristes e amargas.
Raquel e Léia estavam presas a uma competição cruel. Em sua corrida para ter mais filhos, ambas deram suas servas a Jacó como concubinas. Embora este fosse um costume aceito naquela época, Jacó teria sido sábio em recusá-lo. O fato de um costume ser socialmente aceitável não significa que seja sábio ou correto. Você pode poupar muitas tristezas a si mesmo e aos outros se considerar as conseqüências potenciais de suas ações. O que você está fazendo agora que pode causar problemas futuros?” (Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD, p.52).


Jardim de Infância-Lição 09-Aprendendo a Orar
Versículo visualizado: Fiz um colorido. Você deve imprimir em papel peso 40Kg e depois recortar seguindo as margens do desenho para fazer um versículo em silhueta.
Esse versículo abaixo é em preto e branco e está dividido em duas partes, uma na silhueta do menino e a outra na silhueta da menina. Você deve proceder da mesma forma como descrevi no versículo colorido. Se quiser pode pendurar as silhuetas em varal, como está sugerido na revista do mestre.
Palavra do dia:
 
Lembrancinhas: após imprimir recorte as silhuetas e dobre ao meio, de forma que o versículo fique nas costas do menino ou menina.
Sugestão: você pode entregar esta cartõezinhos às crianças para cada uma escrever o seu pedido de oração, pode confeccionar uma caixinha de oração e depois colocar os pedidos dentro e fazer uma oração juntamente com as crianças
Caixinha de Oração: Fiz esse cubo de oração Para o culto infantil e para o Círculo de Oração Infantil da igreja e estou postando o passo a passo para vcs qualquer dúvida na confecção é só perguntar. Caxinha de oração:
Material para confecção da caixa:
1 Cartolina Guache da cor de sua preferência;
cola, tesoura, régua e estilete;
Figuras de crianças orando.
Modo de fazer:
Reproduza o desenho acima na cartolina conforme as medidas indicadas;
Recorte seguindo o contorno da figura plana;
dobre de forma a formar um cubo e vá colando nos locais indicados;
com o estilete corte o retângulo de 2 x 4 cm que ficará em uma das faces para colocar os pedidos de oração. Essa face deverá ser a de cima.
cole as figuras das crianças orando e enfeite a caixa como desejar.
Algumas imagens de crianças orando que vc pode colocar nas laterais do cubo:
• A palavra-chave da aula de hoje é “ORAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Orar é conversar com Deus.”
Saiba Mais 
É necessário muito trabalho para ser um professor bem-sucedido, começado com o tempo que você emprega pesquisando livros indo a seminários, o trabalho de preparação para as aulas de cada dia, até as atividades diárias reais lidando com crianças, colegas e pais.
Se você já entrou em uma sala de aula despreparada, sabe muito bem como é. Na melhor das hipóteses, só a graça de Deus em nossa vida para que tenhamos um ensino produtivo, mesmo que seja uma repetição do trabalho do domingo anterior. Às vezes, a sua tentativa de dar asas a imaginação não produzem efeito, e você perde um dia de potencial para o aprendizado. Prepare-se o melhor possível durante a semana. Não entre em sala se estar preparado. Dê o seu melhor para o Senhor. 
Conversando com a professora 
Para a criança do jardim, a oração será o que ela vive em termos de oração. Se ela experimentou momentos de oração (antes das refeições, ao se deitar para dormir, antes de sair) em casa ou na Escola Dominical, estes atos de oração comportam o significado desta palavra para ela. Pouco a pouco, podemos estender a idéia da oração para novas experiências, ensinando-as a orar em outras situações. Se Alex fez alguma coisa contra Jorge, podemos orar com ele, dizendo: “Obrigado, Senhor, pelo meu amigo André”. Podemos também ensiná-las a orar quando estiver com medo, doente ou feliz.
Através de suas experiências de oração, a criança entenderá que orar é conversar com Deus. Aprenderá a agradecer ou pedir algo a Ele; a dizer a Deus que o ama e que Ele é bom. Tudo aquilo que pode dizer aos seus pais, ela poderá dizer a Deus, pois o verá paternalmente. 
IV. Sugestão 
Escreva no centro de uma folha de papel pardo a seguinte frase: “O que fazer quando preciso de ajuda?” Sente-se em um círculo com os alunos ao redor da folha de papel pardo. Leia a frase para as crianças. Depois, pergunte: “Quando temos uma prova difícil para fazer ou estamos com medo de alguma coisa, o que devemos fazer? Ouça as respostas dos alunos. 
Depois, fale que nos momentos difíceis podemos orar, pois Deus sempre estará pronto a nos ajudar. Depois peça aos alunos que ilustrem as respostas nos espaços vazios da folha.
Sugestão de atividades: